Escolas estaduais realizam a Virada Educacional da Bahia

Estudantes realizam apresentação de dança na programação do #TrasformaÊ.

Estudantes realizam apresentação de dança na programação do #TrasformaÊ.

As escolas estaduais, da capital e do interior, estão em festa, nesta sexta-feira (21/09/2018), para a realização do #TrasformaÊ: Virada Educacional Bahia. Serão promovidas 12 horas seguidas, das 8 às 20 horas, de diversas atividades nas áreas de Arte, Cultura, Ciência, Esporte, Empreendedorismo e Inovação, com o objetivo de dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil. Cada unidade escolar tem uma programação que envolve ações como apresentações de música, dança, teatro, oficinas de turbante, debates, palestras, intervenções sociais, torneios esportivos e o Grafitaê, intervenções de grafite nas escolas.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participa de atividades da virada educacional em Senhor do Bonfim. “Esta é a terceira edição do #TransformaÊ, um movimento importantíssimo, que busca ouvir e criar a interação entre as diversas áreas das artes, do conhecimento e da ciência, de maneira que isso possa fluir na escola e, ao mesmo tempo, a Secretaria da Educação ter isso como uma espécie de recepção de coisas que acontecem na nossa rede”, afirmou Pinheiro.

Em Salvador, por exemplo, no Colégio Estadual Maria de Lourdes Parada Franch, em Pau da Lima, será realizado o Festival Cultural, das 8 às 21:30 horas. Também em Pau da Lima, no Colégio Estadual David Mendes Pereira, a programação conta, dentre outras coisas, de apresentações de música, dança, oficinas, debates, exibição de filmes, torneio de futsal e revitalização de espaços. Já no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, localizado nos Barris, o #TransformaÊ será marcado pela Gincana Interdisciplinar, que irá fazer uma homenagem ao escritor Itabunense, Jorge Amado. A gincana será aberta às 13 horas, de sexta e segue, no sábado (22), a partir das 7:30 horas, e também nos dias 26, 27 e 28 de setembro, nos turno matutino e vespertino. Ainda em homenagem a Jorge Amado, os estudantes do Colégio Estadual de Baixa Grande visitam Salvador para conhecer a Fundação Casa de Jorge Amado e a Casa do Rio Vermelho.

Já os estudantes do Colégio Estadual Noêmia, no bairro de Valéria, farão uma caminhada, a partir das 8 horas, do colégio até a Praça Matriz. A ação remete ao tema do #TransformaÊ deste ano, que é Escola que Acolhe, uma alusão ao programa Acolher, da Secretaria da Educação do Estado, que promove o atendimento educacional às unidades escolares, por meio da convergência de ações pedagógicas e biopsicossociais. A iniciativa também integra a programação do ‘Setembro Amarelo’, mês de valorização da vida. A caminhada terá, entre outras atrações, a Fanfarra do Noêmia e, na praça, a comunidade escolar pretende soltar balões amarelos.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]