Equipamentos e títulos de terra fortalecem agricultura familiar do município de Monte Santo

Vista panorâmica do centro da cidade de Monte Santo.

Vista panorâmica do centro da cidade de Monte Santo.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realizou, nesta quinta-feira (20/09/2018), ações voltadas para a agricultura familiar de Monte Santo, no Território de Identidade Sisal. Comunidades rurais do município foram atendidas com a entrega de 13 máquinas forrageiras, 10 kits apícolas, 292 títulos de posse de terra e 100 mil mudas de palma. O evento ocorreu na Associação Comercial Indústria e Comércio de Monte Santo.

No município, 16 organizações foram selecionadas por meio de editais do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Os convênios totalizam investimentos da ordem de R$ 7 milhões, que estão fortalecendo cadeias produtivas como as da caprinoovinocultura, fruticultura, apicultura e oleaginosas.

De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, as ações executadas não apenas em Monte Santo, mas em todo o estado da Bahia, foram construídas de forma coletiva, com a participação da representação dos agricultores familiares.

Posse da terra

A entrega de títulos de terra integra a política pública de regularização fundiária do Estado, por meio da CDA, em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), atendendo agricultores e agricultoras familiares.

O título de terra garante a segurança jurídica e a sucessão rural, o que possibilita a permanência das famílias no campo com qualidade de vida. Com o documento em mãos, os agricultores podem ainda acessar financiamento junto a instituições financeiras e outras políticas públicas que viabilizam melhorias na produção, aquisição de insumos ou outros investimentos, além de aquisição de bens duráveis.

Segurança alimentar

A entrega das 100 mil mudas de palma forrageira doce ou miúda beneficia 100 agricultores familiares em Monte de Santo. O objetivo da ação, que integra o Projeto de Segurança Alimentar do Rebanho, executada pela Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), em parceria com a CAR e a Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), é proporcionar reserva estratégica para a alimentação do rebanho bovino, caprino e ovino, principalmente em períodos de longas estiagens.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]