+ Manchetes >

Entidade internacional se dispõe a ajudar na recuperação do Museu Nacional no Rio de Janeiro

Parte significativa do Museu Nacional no Rio de Janeiro foi consumido pelas chamas.

Parte significativa do Museu Nacional no Rio de Janeiro foi consumido pelas chamas.

O Conselho Internacional dos Museus (cuja sigla em inglês é Icom), que reúne 27 mil integrantes de 150 países, 114 comitês nacionais e 30 comitês internacionais, informou nesta segunda-feira (03/08/2018) que se empenhará para colaborar na superação das perdas causadas pelo incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro. Pelas estimativas iniciais, serão necessários R$ 15 milhões.

Em nota, o Icom destacou a mobilização em parceria com o Comitê Permanente sobre Gestão de Riscos de Desastres (DRMC), e os comitês Internacionais para Museus Universitários (UMAC), Documentação (CIDOC) e História Natural (NATHIST).

“Neste dia sombrio, não apenas pela herança brasileira, mas também pelo patrimônio mundial, queremos reiterar nossa crença inabalável na resiliência e profissionalismo dos funcionários de museus do Brasil e nossa fé em sua capacidade de se recuperar desse evento doloroso.”

A nota do Icom detaca a “profunda tristeza” provocada pelo incêndio devastador: “O maior museu de história natural da América Latina e a instituição museológica mais antiga do Brasil”.

Segundo o Icom, o único alívio é que o incêndio não provocou vítimas. Mas a instituição lamentou a perda da maior parte do acervo do museu. “Estamos aliviados que este desastre não causou nenhuma morte. Lamentamos a perda da inestimável do acervo do museu.”

*Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]