+ Manchetes >

Em livro, baiana ensina a trabalhar menos tempo e produzir mais no dia a dia profissional

Livro ‘O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil’ é lançado no Salvador Shopping.

Livro ‘O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil’ é lançado no Salvador Shopping.

O Brasil é o segundo país mais estressado do planeta, perdendo apenas para o Japão, segundo pesquisa da International Stress Management Association – que estuda o estresse no mundo. Para 70% dos brasileiros estressados, o principal motivo é o trabalho. A pressão por resultados, sobrecarga de funções, ambiente desagradável, longas jornadas, falta de autonomia e má distribuição de atividades estão entre os principais motivos. Além de prejudicar a saúde, o desgaste do profissional leva à queda da produção e do rendimento diário. E, para os dias de hoje, com um país economicamente emergente, o que menos se espera é a desaceleração dentro do ambiente corporativo.

Mas será que é possível mudar este cenário, aumentando a felicidade no trabalho por meio de desenvolvimento de habilidades ágeis e simples, que estão ligadas diretamente ao aumento de produção com menos tempo de trabalho? Para Susanne Andrade, especialista em desenvolvimento humano, a resposta é sim, e pode ser encontrada com mais detalhes no livro ‘O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil’, Editora Gente, com lançamento no dia 13 de setembro de 2018 em Salvador.

Para Susanne, com o uso da simplicidade é possível fugir dos exageros e desperdícios encontrados dentro da maioria de empresas, que ainda insistem em operar de maneira hierarquizada, com gestão de conflito e comando de controle. “Sabemos que a saída para sermos bem-sucedidos nesse tipo de gestão é a humanização dos processos, tomando como primeira medida o desenvolvimento de liderança e equipe em uma nova perspectiva, ao mudar o mindset dos colaboradores para uma gestão colaborativa e humanizada”, explica.

“A simplicidade é o caminho para a agilidade na busca de resultados nas empresas e de felicidade profissional, pois nela não há exageros, mas sim o que se é, de maneira genuína e autêntica. Nesse livro, ensino de maneira prática a: identificar o seu propósito; investir em sua inteligência emocional; assumir o protagonismo, ousar e ter atitude; construir um ambiente colaborativo; liderar de maneira humanizada; flexibilizar, inovar e dar adeus ao medo de errar; encantar seus clientes”, resume a autora.

Ferramentas

Para desenvolver as ‘soft skills’ dos profissionais de uma empresa não humanizada e aplicá-las de uma forma assertiva, a autora apresenta, com exclusividade no livro, ferramentas do Modelo Ágil Comportamental (MAC), método que desenvolveu em sua empresa, a A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano, focando no aperfeiçoamento das habilidades não técnicas – como colaboração, empatia, comunicação, liderança servidora, inteligência emocional, flexibilidade, entre outras.

“Não podemos considerar apenas o papel de cada profissional, mas, antes de tudo, lembrar do ser humano que existe por trás do crachá. O processo de motivação e integração de uma equipe deve ser focado nas pessoas, e não na hierarquia”, completa.

Humanização x Retenção

Para 47% dos profissionais de recursos humanos, os principais desafios junto a uma equipe de colaboradores está na rotatividade e retenção de talentos. É o que aponta o ‘Relatório de Reconhecimento de Colaboradores 2018’, organizado pela Society for Human Resource Management (SHRM) e pela Globoforce, que entrevistou mais de 730 líderes e especialistas do setor.

Com a humanização na empresa, a experiência do colaborador com seu local de trabalho tende a melhorar, para 89% dos entrevistados. “A felicidade leva ao sucesso, porque experimentamos emoções positivas reais e genuínas. Isso nos leva a ficar mais motivados, inspirados e mais inclinados a ir além do que somos capazes”, explica Susanne. “Um funcionário feliz é o melhor talento que uma empresa consegue reter”.

Sobre Susanne Andrade

Autora do Best-Seller ‘O Segredo do Sucesso é Ser Humano’ e do livro digital ‘A Magia da Simplicidade’, é Coach, Palestrante e professora de cursos de MBA pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) em disciplinas sobre carreira, coaching e liderança. Também é sócia-diretora da A & B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que criou o ‘Modelo Ágil Comportamental’, e parceira da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP).

Agenda

O quê: lançamento do livro ‘O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil’

Quando: 13 de setembro, a partir das 19 horas

Onde: Livraria Saraiva – Salvador Shopping

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]