Desfile do 7 de Setembro em Feira de Santana é momento de festa para as crianças, disciplina para os jovens e exemplo para adultos

Cenas do desfile do 7 de Setembro em Feira de Santana.

Cenas do desfile do 7 de Setembro em Feira de Santana.

Para muita gente, principalmente os mais antigos, prestigiar o desfile de 7 de Setembro significa homenagear quem deu a vida para a liberdade do Brasil contra o domínio de Portugal. Mas, para a criançada, o evento é uma grande festa.

Bruna Damasceno tem 11 anos. Ao lado dos pais viu o desfile da tropa do 35º Batalhão de Infantaria. “É muito bonito ver os soldados marchando, tudo igual”, diz a menina.

Carlos Alberto Damasceno é o pai de Bruna. Policial militar da reserva, sabe o valor histórico e cultural que o 7 de Setembro tem para o povo brasileiro. “Sempre trago a família para que todos valorizem o sacrifício dos antepassados”, explica.

Farda dos soldados

Gustavo Moura não tirou os olhos da avenida Presidente Dutra. O desfile dos militares encantou o garoto de 8 anos. “Gosto de ver a farda dos soldados”, revela.

Marivaldo Moura é pai de Gustavo. Trazer o filho para ele, é uma forma de acrescentar cultura e valores morais e cívicos à vida do garoto. “Temos que dar nosso grito de independência. Faço questão que meu filho venha e saiba o que significa essa data importante”, acentua.

Desfile de cores e emoção

Milhares de pessoas foram à avenida Presidente Dutra na manhã dessa sexta-feira, 7, prestigiar o desfile cívico militar em comemoração ao Dia Nacional da Independência. Após o hasteamento das bandeiras de Feira, da Bahia e do Brasil, com a participação do prefeito Colbert Martins Filho, foi dado início ao desfile.

Esforço de cada brasileiro

O evento contou com a participação de militares do Exército, da Polícia Militar, grupos escolares e de fanfarras, dentre várias outras entidades. “Conquistamos com sangue e suor nossa independência, graças ao esforço de cada brasileiro que lutou.

Essa data deve, sempre, ser lembrada e comemorada por nós como um marco da nossa história”, destaca o comandante do 35º Batalhão de Infantaria, tenente coronel Janilson Campos Teixeira.

Para o prefeito, desfile emocionante

O prefeito Colbert Martins Filho, em seu primeiro desfile da Independência como chefe do Executivo Municipal, destacou a importância do 7 de Setembro para todo brasileiro. “Ver a avenida Presidente Dutra lotada, com as pessoas demonstrando seu agradecimento aos nossos heróis é emocionante. Que esse espírito de patriotismo e civismo se faça presente durante todo o ano na vida do nosso povo”, destaca o prefeito.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).