+ Manchetes >

Animais Adestrados e Competição ‘Team penning’ atraem o público durante a 43ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana

Bois adestrados atraem atenção do público durante a EXPOFEIRA 2018.

Bois adestrados atraem atenção do público durante a EXPOFEIRA 2018.

Eles desfilaram sob olhares atentos e curiosos pelo Parque João Martins da Silva. Enormes, mas bem tranquilos, são os animais da Companhia de Bois Adestrados da Bahia.

E se engana quem pensa que só a criançada se derrete pelos brutamontes. Os adultos, também, fazem fila para montar e fazer fotos e selfies.

De acordo com Noé Carvalho de Oliveira, criador e proprietário da companhia, atualmente são 20 bois adestrados, mas ele só trouxe a metade para a EXPOFEIRA.

Os bois são treinados nas duas fazendas de Noé uma no município de Cardeal da Silva e outra em Esplanada. “É uma atividade que começou com meu pai, há mais de 30 anos. Meu filho Átila já trabalha comigo, mas começou a montar nos bois quando tinha menos de 2 anos”, diz Noé.

Ele explica que faz apresentações nas feiras agropecuárias pelo Brasil. “Temos, além dos bois, algumas meninas treinadas que fazem acrobacias montadas nos animais”, explica.

Para que o boi alcance um estágio avançado de adestramento para participar da companhia, são necessários vários meses de treinamento. “Para reduzir os custos, eles vivem soltos no pasto, mas em hipótese alguma deixamos perto de vacas. Os deixaria menos dóceis”, destaca.

Participando da EXPOFEIRA a cerca de 15 anos, Noé e sua companhia realmente são uma grande atração no Parque. “E não cobramos nada para deixar as pessoas montar e fazer suas fotos e selfies”, acentua.

Competição ‘Team penning’

Quem visitou a EXPOFEIRA nas noites de sexta-feira e sábado (08/09/2018), pôde assistir a uma emocionante disputa. O ‘Team Penning’ foi responsável por atrair dezenas de pessoas à estrutura montada no Parque de Exposição João Martins da Silva.

O esporte consiste na apartação de gado e é praticado em trios. Estes devem, em um tempo máximo de noventa segundos, tanger três bois até o curral; a equipe que fizer o percurso em menos tempo garante a vitória.

Segundo o competidor e um dos organizadores do evento, João Murilo Carvalho, este ano cerca de duzentos trios participaram da competição. Ele conta que, com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, que cedeu toda a estrutura, a competição pôde ser realizada.

Programa de família

Praticante há dois anos, João Murilo garante que o esporte é democrático e familiar. “Aqui estamos rodeados de amigos e familiares. Todo mundo pode praticar!”.

Foi esse clima que atraiu Tuane Silva, pela segunda vez, ao torneio. Apaixonada pela vida no campo, a técnica em agropecuária conheceu o esporte na EXPOFEIRA do ano passado. “É a área que eu atuo e amo. É um esporte muito interessante e que lembra o trabalho no curral”, afirma.

Este ano a competição teve premiação de R$10 mil divididos entre os melhores colocados. Concentração, habilidade e entrosamento em equipe são essenciais para chegar ao pódio.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]