3ª edição do Festival de Teatro do Interior da Bahia é realizada em Camaçari, Porto Seguro e Vitória da Conquista

Cena do espetáculo 'O Palhaço Quer Ir Ao Céu'.

Cena do espetáculo ‘O Palhaço Quer Ir Ao Céu’.

A 3ª edição do Festival de Teatro do Interior da Bahia já tem data para acontecer. O projeto que visa promover a produção cênica criada e realizada em municípios do interior baiano será realizado nas cidades de Camaçari, Porto Seguro e Vitória da Conquista nos meses de outubro e novembro de 2018. Em Camaçari, o evento será realizado entre os dias 16 a 21 de outubro, em Porto Seguro de 6 a 11 de novembro e Vitória da Conquista de 20 a 25 de novembro.

O festival tem como objetivo fomentar a produção teatral em municípios do interior baiano. Participam do projeto espetáculos como Encarceradas (Feira de Santana), Enquanto os dias são mortos (Paulo Afonso), Folia de Rainhas (Jequié), Gaiola, O Caçador de Solidão (Lauro de Freitas), Klaxon em Flor (Vitória da Conquista), Mulheres Malês – Nas Margens do Rio (Lauro de Freitas), O Grande Yorick (Ilhéus), O Palhaço Quer Ir ao Céu (Feira de Santana), O Teatro é de Cordel (Vitória da Conquista), O Tesouro dos Dragões (Lauro De Freitas), Silêncio – Autoacusação (Cândido Sales) e Solo Compartilhada (Vitória da Conquista).

Os grupos foram escolhidos por uma comissão de seleção composta de três integrantes de reconhecido mérito nas artes cênicas. Puderam participar espetáculos adulto e infanto-juvenil, de sala ou de rua assim como teatro de animação. Ao todo foram selecionados 12 espetáculos para integrar a programação do festival, exclusivamente do interior do Estado. Cada espetáculo selecionado se apresentará duas vezes e seus integrantes terão oportunidade de participar das ações formativas do projeto.

O evento promoverá também mesas redondas, palestras, oficinas e master class (aula ministrada por especialista da área). O acesso do público aos espetáculos será permitido diante a compra de ingressos a preços simbólicos, já as ações paralelas e de formação serão gratuitos.

Nesta 3ª edição do Festival de Teatro do Interior da Bahia, será mantida a parceria com o Prêmio Braskem de Teatro, para que os espetáculos integrantes da mostra concorram ao prêmio na categoria exclusiva para o interior do Estado.

A Bahia possui uma das culturas mais ricas e diversificadas do país e abriga inúmeras manifestações culturais. O teatro produzido no estado desfruta de notoriedade no circuito cultural do país com espetáculos que fizeram história e contribuem para desmistificar a imagem baiana/nordestina com produtos culturais de alta qualidade técnica e artística e que já revelaram nomes como Wagner Moura, Vladimir Brichta, Lázaro Ramos e Daniel Boaventura.

O interior do Estado é rico em manifestações culturais e artísticas. Em muitas cidades são encontrados grupos de teatro, que desenvolvem trabalho artístico apresentado nos espaços culturais locais. O festival se propõe a incentivar essa produção teatral, promover a circulação dos espetáculos e abrir novos caminhos para estes grupos, a partir de maior visibilidade e novas plateias.

O festival tem como objetivo incentivar e difundir a produção teatral baiana, por meio de Seleção Pública aberta a participação de grupos e produtores teatrais atuantes nas cidades do interior do Estado, que serão selecionados e integrarão a programação artística do festival.

O projeto busca inserir as cidades sedes do festival no contexto cultural baiano como cidades pólos das artes cênicas, fortalecendo a produção teatral do interior da Bahia, possibilitando o intercâmbio de ideias e experiências de profissionais das artes de todo o estado, além de premiar e reconhecer o teatro produzido no interior da Bahia, através do prestigiado Prêmio Braskem de Teatro.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]