11ª FENATIFS é lançada no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte de Feira de Santana

Convite de lançamento da 11ª edição do Festival Nacional do Teatro Infantil de Feira de Santana.

Convite de lançamento da 11ª edição do Festival Nacional do Teatro Infantil de Feira de Santana.

A 11ª edição do Festival Nacional do Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS) foi lançada nesta segunda-feira (10/09/2018), às 8 horas, no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

O evento foi voltado para imprensa, comunidade artística, representantes de escolas públicas e privadas, parceiros, diretores e coordenadores dos espaços de cultura e demais interessados na vasta programação do FENATIFS.

O lançamento contou com as participações das convidadas Rosa Griô (Rio de Contas – BA) e sua famosa personagem Sá Binidita, e das professoras da UEFS, Luciene Souza e Maria Cláudia do Carmo, coordenadoras responsáveis pelo Observatório de Contação de Histórias, que apresentam a performance “Carregando água na peneira – Uma roda que canta, conta e anuncia o que está por vir”. Essa atividade é aberta ao público.

Ainda nesta segunda será realizada das 14 às 18 horas, a Oficina Pedagogia Griô, ministrada por Rosa Griô, que promove uma vivência com essa metodologia e um contato com a manipulação de bonecos, além de uma roda de apresentação dos ritos do Griô, referenciando a ancestralidade, rodas de encontros com ciranda, música, brincadeira, Toré e contação de histórias.

As inscrições para essa oficina estão sendo feitas pelo site: www.ciacucadeteatro.com.br através de link especifico. O limite é de 30 vagas a serem preenchidas mediante ordem de inscrição e a doação de 1 kg de alimento não perecível é a taxa social de matrícula para essa oficina.  Todas as atividades formativas estão disponibilizadas para inscrições pelo site da Cia Cuca.

O festival tem como organizadora a Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, com apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

Há duas décadas trabalhando para o público infanto-juvenil, a Cia. Cuca de Teatro é a maior responsável pela fomentação de cultura na cidade, realizando projetos de grande relevância nacional como o Domingo Tem Teatro, que festeja seus 14 anos em 2018, o Ponto de Cultura – Cultura Mais Circo, com nove anos de trajetória, de onde se originou o Nucca – Núcleo Circense da Cia Cuca de Teatro e o FENATIFS – Festival Nacional do Teatro para a Infância e Juventude que chega à sua 11ª edição apontando novos caminhos que visam movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude, fazendo de Feira um polo de difusão e referência no teatro infantil no Brasil.

Formado por artistas independentes que trabalham juntos desde 1998, o grupo fundou em 2006 a Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia, Sociedade Civil, cultural, sem fins lucrativos, de utilidade pública, com sede em Feira de Santana.

FENATIFS 2018

“Por trás de cada espetáculo existe o trabalho de vários artistas que fazem tudo acontecer”, esse é o slogan da edição de 2018 do FENATIFS, um festival de múltiplas ideias, incontáveis saberes, diversas expressões de linguagens e qualificação, com atrações que aproximam o tradicional do teatro para a infância e juventude da produção contemporânea favorecendo assim o diálogo e troca de conhecimentos.

Para a edição de 2018, o FENATIFS recebeu 195 inscrições de espetáculos enviadas pela internet de 12 estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Tocantins, Amazonas, Ceará e do Distrito Federal).

O 11º FENATIFS contará com grupos e artistas de 10 estados, com a participação de 14 espetáculos selecionados via editais e 05 espetáculos convidados, totalizando 19 espetáculos que se apresentam como representantes das Mostras Nacional, Interior do Nordeste e Jovens Talentos.

Nas Ações Paralelas, o FENATIFS realiza 33 atividades formativas, compostas por oficinas, workshops, exposição, debates e conversas mediadas pelos críticos, além da Mostra de Talentos Mirins, protagonizada por crianças de instituições que trabalham com teatro em Feira de Santana e região.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]