SETUR Bahia incentiva Rota dos Engenhos para fortalecer a cachaça como produto turístico

II Exposição de Cachaças do Nordeste é realizada na Exporural 2018.

II Exposição de Cachaças do Nordeste é realizada na Exporural 2018.

Durante a II Exposição de Cachaças do Nordeste, evento que acontece na Exporural 2018, entre 12 e 19 de agosto de 2018, no Parque de Exposições de Salvador, a Secretaria do Turismo da Bahia promove ações para a consolidação da Rota dos Engenhos. O objetivo é incentivar os produtores a organizar visitas aos alambiques como forma de incrementar a atividade turística, gerar emprego e renda.

Com o patrocínio da Setur-BA, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), a mostra é uma vitrine para divulgar as cachaças baianas com suas peculiaridades, aromas e sabores. “É importante promover os produtos típicos porque fortalecem a cadeia do turismo, gerando renda para as comunidades locais”, afirmou o secretário estadual do Turismo, José Alves.

Para implementar a Rota dos Engenhos, a Setur-BA incentiva a visitação às propriedades com alambiques e canaviais. Hoje, a bebida é produzida em 18 municípios baianos, principalmente na região da Chapada Diamantina (Lençóis, Abaíra, Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora e Paramirim).

A experiência do turismo associado à produção da cana de açúcar e da cachaça já é realidade na Fazenda Vaccaro, produtora de uma das bebidas mais famosas do estado, a Serra das Almas. A propriedade, localizada em Rio de Contas, oferece serviço de hospedagem e day use.

O pacote de atrativos inclui passeios pelas plantações de cana e de frutas, alambique e adega. Nos fins de semana, a fazenda chega a receber cerca de 400 visitantes. “Este trabalho de desenvolvimento regionalizado permite ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região”, enfatizou o subsecretário do Turismo, Benedito Braga.

Exposição

Quem for ao Parque de Exposições poderá, então, degustar algumas das mais famosas cachaças produzidas na Bahia. “São ao todo 12 marcas, apresentadas pelos próprios produtores e dois representantes, a Quitanda do Baianinho e a Kikaxassa”, informa Paulo Guedes, da organização da Exporural e um dos coordenadores da Exposição de Cachaças do Nordeste. Entre as marcas mais conhecidas que fazem parte da mostra estão a Limoeiro, Matriarca, Serra das Almas, Abaíra, Amada, Poço da Pedra, Paramirim e Caraguataí.

Em sua 19ª edição, a Exporural é um dos mais importantes e tradicionais eventos de agronegócios do Norte-Nordeste. A expectativa é de receber um público de 100 mil pessoas nos oito dias de sua realização, com movimentação de negócios que pode chegar a R$ 50 milhões. A feira reunirá este ano 1,5 mil animais. O funcionamento diário é das 8 às 20 horas.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]