Salvador: Festival InCanto presta homenagem aos Irmãos Macêdo  

Os Irmãos Macêdo são homenageados na edição 2018 do Festival de Música InCanto.

Os Irmãos Macêdo são homenageados na edição 2018 do Festival de Música InCanto.

Os herdeiros de um dos inventores do Trio Elétrico e hoje representantes da boa música ao som da guitarra baiana, os ‘Irmãos Macêdo’ serão os homenageados deste ano do Festival de Música InCanto, que será realizado pelo Colégio Integral nos próximos dias 28 e 29 de agosto de 2018. O evento, que já reverenciou nomes como Caetano Veloso e Gilberto Gil, tem como objetivo estimular o desenvolvimento e a produção musical entre as crianças e jovens.

O InCanto 2018 acontecerá no anfiteatro do colégio e contará com participação de músicos profissionais e estrutura de sonorização e iluminação, sob direção musical de Jelber Oliveira.  No festival de música, os alunos apresentarão seus dotes musicais a um corpo de jurados formado por jornalistas, músicos, cantores e produtores culturais. A ação é inspirada nos antigos festivais que aconteciam no Brasil e foram responsáveis por revelar grandes nomes da música nacional, a exemplo de Clara Nunes, Elis Regina, Osvaldo Montenegro e Jair Rodrigues.

“Desde que foi lançado observamos uma verdadeira comoção e entusiasmo entre alunos e familiares, o InCanto já é um sucesso com promessas de grandes descobertas em todas as séries”, disse Paulo Rocha, diretor da instituição. Os critérios avaliados serão afinação, performance e criatividade musical. As cinco canções premiadas de cada categoria farão parte do CD InCanto, que será gravado ao vivo, durante a apresentação dos candidatos.

Banda Armandinho, Dodô & Osmar

Tudo começou com quatro crianças que brincavam de tocar no quintal de casa. O pai, Osmar Macêdo, inventor do Trio Elétrico deu à família o DNA musical. Então, em 1973 nasceu a Banda Armandinho, Dodô & Osmar, uma das mais queridas e tradicionais bandas da Bahia, que em 2018 comemora 45 carnavais.

Composta pelos irmãos Betinho Macêdo (Baixo), Armandinho Macêdo (Guitarra Baiana), Aroldo Macêdo (Guitarra Baiana) e André Macêdo (Vocal), eles são a história viva da música baiana, renovada e contada a cada ano, e tendo o Trio Elétrico como palco de destaque, porque como diria a canção de Caetano Veloso, “atrás do Trio Elétrico só não vai quem já morreu”.

Nos shows, as clássicas canções eternizadas no Carnaval de Salvador e gravadas em seus mais de 16 discos. Músicas como ‘Pombo Correio’, ‘Frevo do Trio Elétrico’, ‘Viva Dodô & Osmar’, ‘Vida Boa’, ‘Zamzibar’ e o hino ‘Chame Gente’ estão nos acordes da guitarra baiana, marca registrada do grupo, e na voz dos seus seguidores.

Armandinho Macêdo, dono de duas indicações ao Grammy Latino na categoria de melhor álbum instrumental, e várias turnês nacionais e internacionais, é o responsável pelo dedilhado do instrumento inventado, batizado e consagrado por ele: a Guitarra Baiana. O som do instrumento transita do clássico ao popular, a exemplo de ‘Bolero’, de Ravel, e ‘Brasileirinho’, de Waldir Azevedo. Além disso, Armandinho ainda faz o ‘Papo de Guitarra Baiana’, um duelo musical com seu irmão e também guitarrista, Aroldo Macêdo.

Agenda

O quê: Festival de Música InCanto

Convidados: ‘Irmãos Macêdo’

Quando:  28 e 29 de agosto, das 19 às 21 horas

Onde: Anfiteatro do Colégio Integral

Endereço: Avenida Fernando Menezes Goés, 570, Pituba – Salvador

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]