+ Manchetes >

Projeto Cidade Empreendedora alcança seis municípios da região de Feira de Santana

Jorge Khoury explica projeto do SEBRAE,durante encontro na Prefeitura de Feira de Santana.

Jorge Khoury explica projeto Cidade Empreendedora, durante encontro na Prefeitura de Feira de Santana.

Seis municípios na região de Feira de Santana já estão adiantados para a implantação do projeto Cidade Empreendedora. Além de Feira, Santo Estêvão, Ipirá, Itaberaba, Tucano e Conceição do Jacuípe já assinaram, em 2018, o termo de adesão ao programa. Em todo o estado, a iniciativa já conta com a participação de 40 cidades.

Agora, estão agendadas visitas a estas seis cidades para a definição do Comitê Gestor do Plano Municipal de Desenvolvimento (PMD), dando continuidade ao Programa Cidade Empreendedora. Posteriormente, serão apresentadas propostas do programa e o diagnóstico que apontará as necessidades de cada localidade.

O Cidade Empreendedora é um programa do Sebrae para a transformação econômica de municípios, voltado ao engajamento da gestão pública e lideranças locais. A ação tem como foco melhorar o ambiente empresarial através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios. Fazendo com que os benefícios da Lei Geral das micro e pequenas empresas sejam implantados nos centros, garantindo, assim, a circulação de recursos financeiros localmente.

De acordo com o técnico do Sebrae em Feira de Santana Eberval Santos, a ideia é fazer com que os gestores municipais e a comunidade empresarial organizada passem, juntos, a estruturar programas e projetos cada vez mais voltados ao fortalecimento do ambiente de negócios.

Dentre os objetivos específicos do programa estão: a inserção dos pequenos negócios na agenda municipal; a ampliação da participação dos pequenos negócios nas compras do governo; o apoio ao ingresso da agricultura familiar na merenda escolar; a simplificação dos trâmites de abertura, alteração e baixa em empresas; a qualificação das Salas do Empreendedor e o apoio à educação empreendedora.

Programa em Feira

Em sua passagem por Feira de Santana, para assinatura de termos de cooperação entre Sebrae Bahia e o poder público municipal, no último dia 13, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, falou sobre a inclusão de Feira entre os municípios empreendedores da Bahia. “Foi um prazer estar em Feira tendo a oportunidade de conversar com lideranças empresariais e políticas. No momento em que estas relações estiverem ajustadas, vai ser bom para os empresários e bom para o município”, pontuou. Ao destacar a expectativa de incluir mais a educação empreendedora no município, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, afirmou: “Ficamos muito abertos para que o Sebrae possa, conosco, estreitar muito mais as relações”.

Na oportunidade, além de oficializar a inclusão de Feira de Santana no programa, foi assinado um termo de cooperação técnica para capacitação e requalificação de vendedores ambulantes cadastrados no Centro Comercial Popular, equipamento previsto para ser inaugurado em outubro deste ano na cidade, e que deverá contar com 1,8 mil pequenos negócios. O espaço onde estão sendo realizadas as obras foi visitado pelo superintendente do Sebrae Bahia e membros da unidade regional do Sebrae, a convite do prefeito municipal. Khoury pontuou que os empreendedores irão receber orientações de consultores experientes e preparados, que já passaram por situações de transição como essa em outros municípios.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]