Painel Atitude Digital 2018 reúne especialistas em Salvador

Cartaz do 'Painel Atitude Digital'.

Cartaz do ‘Painel Atitude Digital’.

Profissionais renomados, que têm contribuído tanto para o estudo do ambiente digital como para a evolução dos segmentos de mercado que o permeiam, estarão presentes na primeira edição do Painel Atitude Digital, que acontece durante os dias 17, 18 e 19 de agosto de 2018, na Caixa Cultural Salvador, com entrada gratuita e limitada à capacidade do espaço.  O painel tem curadoria de Danielle Pimenta, e entre os palestrantes, estão nomes como Antonio Pita, Anderson Meneses, Henrique Foresti, Débora Abdalla, Rafael Molina, Grimaldo Oliveira, Genaro Costa e Paula Paz.

Ao todo são cinco mesas e duas oficinas (estas últimas acontecem em duas turmas), que buscam apresentar conexões entre as mudanças no nosso olhar perante o mundo e as principais tendências da cultura digital. Entre os temas que serão debatidos, estão: Big Bata, Cidades Inteligentes, Redes Colaborativas, Representatividade, Comunicação Digital, Influência, Aprendizado, Robótica, Interações Sociais e Comunidades.

Na sexta-feira (17), o Painel Atitude Digital traz nomes de referência para sua mesa de abertura: ‘Big Data e Cidades Inteligentes’. Rafael Molina e Grimaldo Oliveira são os convidados do bate-papo que acontecerá a partir das 18 horas. A mesa será mediada por Genaro Costa, especialista em computação de alto desempenho e gerente de projetos na Atos – multinacional focada em serviços de TI. Nela, os convidados vão falar sobre as implicações práticas do uso de dados digitais do mundo conectado, abordando também conceitos como segurança digital, internet das coisas e cidades inteligentes.

Rafael Molina é gestor de Projetos de Inovação da Cittati Tecnologia. Ele é responsável pelo processo de desenvolvimento de novos produtos e gestão de projetos de inovação. Atuou na construção de diversos sistemas para cidades inteligentes, em projetos de abrangência nacional e internacional, utilizando preceitos de internet das coisas para captura de dados e tratamento em estruturas de big data.

Grimaldo Oliveira é mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e bacharel em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Trabalha como Gerente do Núcleo de Inteligência de Dados do Estado da Bahia (PRODEB), atuando há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados. É editor do blog BI com Vatapá e autor do eBook  BI como de ser – O guia Definitivo.

Já no sábado (18), às 15 horas, o evento começa com a mesa Redes Colaborativas e Representatividade. Com a presença de Antonio Pita e Anderson Meneses e mediação de Ítala Herta. Na ocasião os participantes vão debater sobre negócios que fomentam comunidades, mostrando como empreender a partir de redes colaborativas.

Antonio Pita é um dos fundadores da Diaspora. Black, primeira rede de turismo focada na população negra do País. A rede promove a oferta de acomodações compartilhadas e experiências turísticas imersivas, como roteiros e vivências guiados em quilombos e diversos locais de memória e cultura negra.

Anderson Menezes é um dos fundadores e codiretor da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Profissionalmente já trabalhou como consultor de mídias sociais da Vivo, Fundação Telefônica/Vivo e Ambev e já ganhou o prêmio Digitalks de Melhor Profissional de Mídias Sociais pelo trabalho realizado no portal Catraca Livre durante sete anos.

Itala Herta é empreendedora social, palestrante e produtora cultural. Trabalha há mais de 10 anos com projetos de inovação social e cultura para artistas independentes, instituições públicas e privadas do Brasil. É pesquisadora e comunicadora independente da cultura negra e periférica. Ítala é cofundadora e diretora de operações da holding social baiana Vale do Dendê, que criou a primeira aceleradora de negócios focada em diversidade do Nordeste.

Na sequência, às 18 horas, o tema será Comunicação Digital e Influência, com foco no conteúdo digital produzido por marcas e a relação com influenciadores digitais. Pedro Alvim, e Thais Mara serão os participantes do bate papo. A mesa será mediada por Paula Paz.

Pedro Alvim é uma das dez pessoas mais influentes do mercado de conteúdo digital, segundo a lista do Youpix Builders 2017. Ele é Gerente de Marketing da Magazine Luiza, estando à frente da estratégia de conteúdo, rede sociais e influenciadores da marca desde 2013.

Thais é diretora criativa do Youpix – a principal aceleradora do mercado de creators no país. Cria da MTV, onde iniciou sua carreira como produtora, foi gerente de marketing de influência na agência Mutato, onde desenvolveu estratégias para marcas como Avon, Coca-Cola, Netflix, Ipanema e Samsung.

Paula Paz é professora em cursos de pós-graduação e pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (Gits – Universidade Federal da Bahia). É ativista no Coletivo Minissaia e escreve sobre tendências e comportamento em seu blog Um que de todo dia.

No domingo (19), durante a mesa Redes Colaborativas e Aprendizado, o bate papo com Henrique Foresti e Débora Abdalla será sobre como a cultura digital mudou o aprendizado, abordando o conhecimento compartilhado, aprendizado coletivo e experiências colaborativas no contexto educacional. A medição da conversa será realizada por Vicente Aguiar.

Henrique Foresti é engenheiro e curador dos principais eventos de Robótica e Tecnologia da América Latina. Idealizador da plataforma Roboliv.re, desde 2005, ajuda a promover o ensino da robótica para qualquer pessoa que tenha interesse.

Debora é professora de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia, pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Informática, Educação e Sociedade – Onda digital  (UFBA), programa de inclusão sociodigital. Também participa do grupo FORMAS – Formalismos e Aplicações Semânticas da UFBA.

Vicente Aguiar é sócio fundador e gestor de projetos da Colivre – Cooperativa de Trabalho em Tecnologias Livres. Além de organizador e co-autor do livro ‘Software Livre, Cultura Hacker e Ecossistema da Colaboração’, atua como Gestor de Inovação e Tecnologia da Objectiva Comunicação.

Em seguida, às 18 horas, a segunda mesa do dia, Interações Sociais e Comunidades abordará a criação de comunidades e redes colaborativas, perpassando temas como sociabilidade e experiência. O bate papo será entre Luciano Andolini e Otávio Albuquerque, com medição de Marcel Ayres.

Luciano Andolini é editor e produtor de conteúdo do site Papo de Homem – uma publicação online que, fundamentada na construção e manutenção de uma comunidade, desenvolveu uma rede colaborativa de produção de conteúdo focado no homem moderno.

Otávio Albuquerque foi um dos criadores do canal de culinária “Rolê Gourmet” e diretor da Tastemade Brasil, a primeira network global focada em culinária do YouTube. Lá, gerenciou mais de 50 canais brasileiros de culinária, tornando-se responsável por um verdadeiro boom de conteúdo desde nicho no YouTube Brasil. Em 2015 criou o canal Coisas Que Nunca Vivi e Evitava Viver, onde discorre acerca das coisas que aprende vivendo novas experiências, entre outras atividades.

Marcel Ayres é consultor de Marketing Digital e Business Intelligence no Grupo Engenho e sócio da consultoria Hackel, especializada em soluções de educação, inteligência de negócios e tecnologia. É doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas na linha de Cibercultura (Póscom – UFBA), entre outras atividades.

Oficinas

O sábado e domingo terão ainda espaço para a experimentação robótica e a comunicação digital para os pequenos negócios. No início da tarde, às 14 horas, os alunos terão uma experiência prática e introdutória de robótica, servindo de ponto de partida para um aprendizado coletivo sobre o tema. A oficina vai apresentar conceitos e técnicas de construção de robôs a partir da metodologia desenvolvida pela Roboliv.re, através da experiência de ensino da robótica para crianças em escolas públicas em Recife.

Às 17 horas, o curso tem como objetivo ajudar pequenos empreendedores a usar de forma eficiente as redes sociais na divulgação de seus negócios. A oficina é ministrada por Adelino Mont’Alverne, mestre e doutorando em cultura digital (PPGCCC/UFBA), coordenador do curso de Publicidade da Faculdade Ruy Barbosa.

Para as duas oficinas serão oferecidas duas turmas com capacidade para 15 alunos cada. As inscrições poderão ser feitas na Caixa Cultural.

O Painel Atitude Digital é patrocinado pela Caixa e Governo Federal, sendo uma realização da Icontent, em parceria com o Portal iBahia.com.

Painel Atitude Digital

Big Bata, Cidades Inteligentes, Redes Colaborativas, Representatividade, Comunicação Digital, Influência, Aprendizado, Robótica, Interações Sociais e Comunidades, serão os temas debatidos na primeira edição do Painel Atitude Digital. O evento vai estabelecer conversas sobre comportamento e cultura em mesas e oficinas com a participação de nomes locais e nacionais de destaque, que têm contribuído para o estudo do ambiente digital, e suas evoluções. Ao todo são cinco mesas e duas oficinas, que buscam apresentar conexões entre as mudanças no nosso olhar perante o mundo e as principais tendências da cultura digital.

Incentivo à cultura

A Caixa investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da Caixa Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências.

A Caixa Cultural Salvador foi inaugurada em 1999, no prédio datado do século XVII, que já abrigou a antiga Casa de Orações dos Jesuítas e onde, ao longo da história, já trabalharam personalidades como Glauber Rocha, Caetano Veloso e Lina Bo Bardi.

Após ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e restaurada pela Caixa, a Casa hoje oferece ao público duas galerias de arte, um anfiteatro, um salão para espetáculos, uma sala para eventos e uma sala de oficinas, constituindo importante espaço de difusão cultural localizado no centro de Salvador (BA), com sala para eventos e uma sala de oficinas, constituindo importante espaço de difusão cultural localizado no centro de Salvador.

Agenda

Quando: 17, 18 e 19 de agosto

Onde: Caixa Cultural Salvador

Endereço: Rua Carlos Gomes, 57, Centro

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]