Maternidade da UFBA promove atividades durante Semana Mundial de Aleitamento Materno

Cartaz anuncia atividade da 'Semana Mundial de Amamentação'.

Cartaz anuncia atividade da ‘Semana Mundial de Amamentação’.

A partir desta quarta-feira 1º de agosto de 2018, a Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia, da Rede Ebserh, vai promover uma série de atividades voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que vai até o dia 7.

Na MCO-UFBA, o Banco de Leite Humano incentiva o aleitamento materno por meio de diversas ações voltadas para as pacientes, como orientação no pré-natal e pós-parto, ações educativas e assistência às mães com dificuldade de amamentação, além da coleta e pasteurização do leite doado para alimentação dos bebês da UTI Neonatal.

Sandra Faria, neonatologista coordenadora do Banco de Leite da MCO-UFBA, indica os benefícios do aleitamento materno: “O leite materno é a primeira opção de alimentação para a criança, nos primeiros seis meses de vida, o aleitamento materno exclusivo garante anticorpos para o bebê e previne contra doenças, além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê”, destaca.

A SMAM é realizada desde 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA) e este ano tem como tema “Amamentação é a base da vida”. O objetivo desta semana é mostrar os benefícios da amamentação e incentivar as organizações em todo o mundo a se voltarem para a questão.

Doação de Leite Materno

Atualmente, o BLH da Maternidade Climério de Oliveira conta com 31 doadoras, são mulheres que estão produzindo mais leite que o necessário para seu bebê e dedicam um tempo diário a coletar o próprio leite para doação. O material é armazenado na casa da doadora e depois coletado pela equipe do Corpo de Bombeiros da Bahia, que leva diretamente para o BLH.

Cada litro de leite doado pode beneficiar até dez bebês internados na UTI. Para se tornar doadora, é preciso estar saudável e entrar em contato com BLH. A unidade também precisa de doações de frascos de vidro com tampa de plástico, nos quais é armazenado o leite doado.

Banco de Leite Humano da Maternidade Climério de Oliveira

End.: Rua do Limoeiro, 137 – Nazaré, Salvador-BA

Programação da SMAM 2018

02/08 – Quinta-feira | 14h – Abertura da SMAM 2018 da MCO-UFBA | Palestra: Amamentação é a base da vida | Local: Auditório (MCO Federação)

03/08 – Sexta-feira | 9h – Roda de conversa com gestantes e puérperas | Local: Enfermaria (MCO Federação)

06/08 – Segunda-feira | 10h – Roda de conversa com gestantes | Local: Ambulatório (MCO Nazaré)

07/08 – Terça-feira | 9h –  Roda de conversa com as mães da UTI e Canguru | Local: MCO Federação

07/08 – Terça-feira | 10h – Roda de conversa com acompanhantes | Local: Ambulatório (MCO Nazaré)

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]