Lula Livro é lançado na FLIP 2018 com manifestação pela liberdade

Francisco César Gonçalves (Chico César) contribui com a obra 'Lula Livre – Lula Livro'.

Francisco César Gonçalves (Chico César) contribui com a obra ‘Lula Livre – Lula Livro’.

Lula dominou o Rio de Janeiro neste fim de semana de julho de 201. Além dos cerca de 80 mil Lulas presentes no Festival Lula Livre, e os milhares acompanhando sua transmissão, o ex-presidente também marcou “presença” no Festival Literário em Paraty. Durante o lançamento da obra ‘Lula Livre – Lula Livro’, um grupo de cerca de 20 pessoas puxou o coro “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”, segundo informações do Estadão.

Ainda de acordo com jornal, a artista plástica e publicitária Lulu Silva Telles era uma das que puxava o coro e foi responsável por distribuir cerca de 1,5 mil máscaras pelas ruas de Paraty. Segundo o texto, “não era difícil ver pessoas com camisas de apoio ao ex-presidente”.

Ademir Assunção, um dos organizadores da obra Lula Livro, juntamente com Marcelino Freire, revelou que inicialmente foram impressos 200 exemplares para o pré-lançamento, entretanto, 50 livros que seriam destinados à Flip foram roubados. Por conta disso, eles decidiram levar 30 exemplares à feira e outros 30 ao Festival Lula Livre.

“Tínhamos poucos exemplares e então decidimos fazer um ato simbólico. Foram bem menos exemplares do que o suficiente para a atender todo mundo que queria, mas foi importante pelo ato político”, explica Assunção.

O organizador, por sua vez, disse que mais 2 mil exemplares serão disponibilizados no próximo fim de semana, quando ocorrerá um lançamento especial na Vigília Lula Livre, em Curitiba-PR. “No sábado, teremos um lançamento na Vigília, mas estamos planejando também um em São Paulo junto com outras entidades. A ideia é trazer alguns artistas do cinema e teatro para fazer algo de peso”, explica Assunção.

Lula Livro

A obra conta com produções de diversos autores, como Xico Sá, Frei Betto, Alice Ruiz, Augusto de Campos, Raduan Nassar, Chico Buarque, Aldir Blanc, Chacal, Caco Galhardo, Marcia Dense, Noemi Jaffe, Gero Camilo, Raimundo Carrero, Eric Nepomuceno, Chico César, Laerte, entre outros.

Ao todo são 86 escritores e cartunistas de todo o país que colaboraram com o livro-manifesto. Cartuns, poemas, contos e crônicas compõem a produção, que se integra à luta popular pela liberdade do ex-presidente.

De acordo com os organizados, a obra busca manifestar o inconformismo com a prisão de Lula, alvo de “uma aberração jurídica-política-midiática”. O livro-manifesto contará também com um site que incluirá todas as publicações inseridas na antologia, além de ter o PDF da obra divulgado.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]