+ Manchetes >

Governo Rui Costa inaugura novo serviço de hemodiálise em Salvador

Fachada do Centro de Hemodiálise do Subúrbio, localizado no Hospital Alayde Costa, em Salvador.

Fachada do Centro de Hemodiálise do Subúrbio, localizado no Hospital Alayde Costa, em Salvador.

A partir desta quarta-feira (29/08/2018), o Centro de Hemodiálise do Subúrbio, localizado no Hospital Alayde Costa, em Salvador, abrirá as portas para atender a 260 pacientes por mês, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 210 na própria unidade e 50 em regime de diálise peritoneal domiciliar. Isto foi possível graças ao contrato assinado entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e a unidade, cujo investimento anual ultrapassa os R$ 9,3 milhões.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, “a boa notícia para os renais crônicos de toda a Bahia toca, em especial, 206 pacientes que estão internados em unidades hospitalares estaduais, pois a partir da inauguração deste novo serviço de nefrologia, eles serão reintegrados ao convívio familiar”, afirma o titular da pasta da Saúde, que ainda faz um alerta. “A iniciativa do Governo do Estado não soluciona o problema como um todo, pois o número de vagas ofertadas pelo município de Salvador é insuficiente em relação à demanda. A negligência municipal traz como consequência a deterioração da saúde dos pacientes, que sem o acesso ao procedimento de diálise, morrem prematuramente ou são internados em unidades hospitalares enquanto aguardam o aparecimento de uma vaga ambulatorial’, ressalta Vilas-Boas.

Por mês, o Estado pagará aproximadamente R$ 780 mil pelo atendimento de 260 pacientes adultos e a manutenção de uma equipe multiprofissional composta de médicos nefrologistas, psicólogas, assistentes sociais, técnicos, enfermeiros, além de um laboratório de análises clínicas.

O serviço de diálise possui vários objetivos, dentre os quais destacam-se: remoção de impurezas do sangue; correção do pH do corpo e correção de desequilíbrio dos eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, magnésio, fosfato, entre outros), quando não estão dentro das taxas fixas necessárias para que possam exercer normalmente suas funções. O encaminhamento dos pacientes será feito por meio da Central Estadual de Regulação.

Dados

A Clínica de Hemodiálise do Subúrbio será o 34º estabelecimento habilitado pelo SUS na Bahia a realizar esse tipo de procedimento. Com esta nova unidade, a capital baiana terá, no total, doze estabelecimentos. O ano de 2018 iniciou com 6.758 pacientes em processo de diálise em toda a Bahia, sendo 1.706 apenas em Salvador.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]