Governador Rui Costa, SESAB Bahia e PLANSERV são vítimas de fraude através de adulteração de documento público; ‘Fake News’ sobre PLANSERV objetiva atingir governo e imagem do governante 

Pessoas inescrupulosas fraudaram documento público e promoveram Fake News contra o PLANSERV, SESAB e o governador Rui Costa.

Pessoas inescrupulosas fraudaram documento público e promoveram Fake News contra o PLANSERV, SESAB e o governador Rui Costa.

O Jornal Grande Bahia (JGB) recebeu de fonte, nesta quinta-feira (30/08/2018), cópia de documento fraudulento em que é apresentada ilegal montagem do Diário Oficial da Bahia, cuja finalidade é induzir membros da comunidade a acreditar que a Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (SESAB), sob ordens do governador, determinou o encerramento do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais da Bahia (PLANSERV).

A fraude, que se tornou um ‘Fake News Viral’ (notícia falsa de ampla repercussão), objetivou comprometer a imagem do governador Rui Costa (PT), ao colocar o nome dele como responsável pela falsa medida de extinção do PLANSERV.

O caso pode se tornar motivo de investigação federal, se considerar que a fraude ocorre em período eleitoral e o fato do governador ser candidato à reeleição, ou seja, ocorre tentativa criminosa de comprometer negativamente a imagem de Rui Costa através de Fake News, com uso de documento público adulterado.

Secretário alerta contra fraude

Sobre o caso, o secretário estadual de Comunicação do Estado, André Curvello, alertou que a notícia sobre a extinção é uma mentira.

“O Planserv está cada vez mais forte, mais moderno e eficiente. Já são 512 mil vidas, é o maior plano do Norte e Nordeste. E vai ficar cada vez melhor e mais forte”. Segundo secretário, em período eleitoral, a tendência é que se intensifique a produção das notícias falsas. “É preciso muita atenção dos veículos de comunicação e da sociedade. Temos que combater esse crime. A Secretaria de Segurança Pública está atenta para identificar os criminosos”, afirmou André Curvello.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).