+ Manchetes >

Governador Rui Costa e lideranças políticas lamentam morte do artista plástico Mário Cravo Júnior

Mario Cravo Jr e Mario Cravo Neto.

Mario Cravo Jr e Mario Cravo Neto.

Em nota, divulgada nesta quarta-feira (01/08/2018), o governador Rui Costa falou da importância de Mário Cravo Júnior para a arte produzida na Bahia.

“Mário Cravo Júnior soube ser local e universal em sua arte única. Escultor, gravador, desenhista e professor, percorreu o mundo, juntou conhecimento e experiências; e voltou à Bahia como professor universitário e diretor de museu, com uma bagagem artística extraordinária. Perdemos um ilustre nome das artes, que se eternizará na memória de todos os baianos. Neste momento de dor, solidarizamo-nos com os familiares e amigos mais próximos e transmitimos nosso profundo sentimento de pesar”, disse Rui Costa.

Nota de pesar

“A Bahia perde Mário Cravo Junior, um dos principais personagens da sua cultura; último e grande representante do movimento modernista. Sua geração marcou a nossa historia e mais do que nunca devemos pensar em preservar a memória desse fabuloso artista de obras que marcam a identidade baiana, como o Monumento às Quatro Raças, na Praça Cayru e a Cruz Caída, na Praça da Sé. Ele era a Bahia em sua mais pura representação”.

– José Ronaldo, ex-prefeito de Feira de Santana e pré-candidato ao governo do estado.

Prefeito ACM Neto lamenta morte de Mário Cravo Júnior

O prefeito ACM Neto lamentou a morte do artista plástico Mário Cravo Júnior, nesta quarta-feira (01), aos 95 anos, por falência múltipla de órgãos. “O mundo perde, hoje, um dos maiores expoentes da arte moderna. Escultor, pintor, gravador e desenhista, Mário Cravo Júnior foi responsável por difundir a cultura produzida na Bahia com brilhantismo, ao lado de artistas como Carybé, Carlos Bastos, Jenner e Genaro de Carvalho. Desejo serenidade à família do artista neste momento de dor e luto”, disse ACM Neto.

Vereador Leo Prates lamenta morte de Mário Cravo Júnior

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Leo Prates (DEM), lamentou a morte do artista plástico Mário Cravo Júnior, nesta quarta-feira (1º).

“As artes do Brasil estão de luto com o falecimento de Mário Cravo Júnior, que nos deixou aos 95 anos. O seu talento como artista moderno está marcado para sempre nas pinturas, esculturas e desenhos, obras deixadas ao longo de uma vida de brilhantismos nas artes plásticas”, lamentou Leo Prates.

Prefeito Colbert Martins Filho lamenta falecimento do escultor Mário Cravo

Em nota, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva Filho (MDB), afirma que “por si e pela comunidade feirense, lamenta a morte do grandioso artista plástico, Mário Cravo Junior (13 de abril de 1923 – 01 de agosto de 2018)”.

Segundo ele, Mário Cravo viveu intensamente para cultivar a beleza das artes, na pintura, gravação, desenho, poesia, através das monumentais obras em escultura, as quais figuram nos museus internacionais, em muitas cidades brasileiras, e especialmente em Salvador, berço natal, fonte de inspiração e cenário das maiores projeções artísticas.

Finalizando, ressalta que o monumentalismo das obras de Mário Cravo expressa também a lacuna que ele vai deixar, entretanto a grandiosidade delas será eternizada, como é peculiar das grandes figuras humanas.

Perfil do artista

Mario Cravo Júnior é pai do fotógrafo Mario Cravo Neto, falecido em 2009, cujo trabalho tem destacada importância na fotografia brasileira. A produção artística de ambos revela as contradições de um país e a representam a identidade do povo brasileiro.

Mário Cravo Júnior tem diversas esculturas expostas em Salvador, a exemplo da Sereia de Itapuã, o Memorial a Clériston Andrade, a Cruz Caída do Belvedere da Sé e a Fonte da Rampa do Mercado Modelo, além do Parque de Esculturas, em Pituaçu.

Confira vídeo sobre obras de Mário Cravo Júnior

 

 

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]