Feira de Santana: ultrassom em bovino é apresentada na EXPOFEIRA 2018

A ultrassom da carcaça de bovinos será apresentada pela primeira vez a produtores que participarão da 43ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana. A tecnologia aplicada nos currais vem sendo decisiva na melhoria genética que viabiliza o aumento da produtividade do rebanho e o consequente ganho financeiro nas fazendas.

“As imagens buscam a área do olho-de-lombo, uma fístula indicativa da futura qualidade da carne do animal. O marmoreio entremeado, por exemplo, um corte gourmet de grande valor comercial”, disse Gustavo Barreto da Cruz, que vai apresentar a novidade. A área também é indicativa para rendimento da carcaça, ganho de peso e musculosidade.

Ele diz ainda que a ferramenta identifica os melhores animais, dentro desta perspectivas de mercado, para repassar a genética a descendentes. Os exames são realizados em animais com idade a partir de 18 meses. As imagens mostram se o animal tem este potencial.

Gustavo Barreto disse ainda que o exame mostrou que um dos seus animais pode transferir estes potenciais a descendentes está em São Paulo, onde passou a ser doador de sêmen. Os exames serão feitos pela especialista Lilian Suguiguawa.

Serão levados 15 animais da raça Santa Gertrudes ao Parque de Exposição, trazidos da Fazenda Mangabeira, localizada no interior de Sergipe. A aptidão destes bovinos é a produção de carne e são originários do Texas, nos Estados Unidos, estado que tem características climáticas parecidas com a do Nordeste brasileiro.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]