Feira de Santana: Sessão Científica mostra riscos do não uso de luvas na área de saúde

Sessão Científica da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana abordou uso de equipamento de proteção individual por profissionais da saúde.

Sessão Científica da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana abordou uso de equipamento de proteção individual por profissionais da saúde.

O preenchimento da ficha de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT) e a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) pelos profissionais de saúde foram algumas das orientações passadas durante Sessão Científica da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, na manhã de quarta-feira (15/08/2018). O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

A Sessão teve como tema “Acidente de trabalho grave com exposição a material biológico na rede de atenção à saúde”, e contou com a colaboração dos profissionais do Centro de Referência a Saúde do Trabalhador (Cerest).

“Alguns profissionais de saúde, por exemplo, usam a perda do tato como justificativa para não usar luva, mas o uso desse equipamento previne contra diversas situações de acidentes de trabalho e contaminação”, afirma o enfermeiro do Cerest, Raimundo Mozar.

Testes rápidos para hepatites

Diante de uma situação de acidente de trabalho com contaminação sanguínea, Raimundo Mozar (foto) orienta aos profissionais que “informem aos seus superiores para as medidas cabíveis e realização de testes rápidos para hepatites”.

Ainda de acordo com Raimundo, a ficha de Comunicação de Acidentes de Trabalho é algo que não deve ser dispensado. “Alguns profissionais acreditam que por gerar afastamento, a ficha não deve ser emitida, mas é importante o seu preenchimento e necessário sua emissão”, explica.

Para a referência técnica da Vigilância Epidemiológica, Neuza Santos, o encontro é uma forma de capacitar e melhor qualificar os profissionais. “Capacitando os profissionais melhoramos a qualidade do serviço de saúde municipal. Através deles, a população pode receber orientações mais precisas e esse é o objetivo da Sessão Científica”, afirma.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]