Feira de Santana: donos de imóveis rurais têm até o mês de dezembro para realizar o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais

UNAMACS promoveu Curso para orientar e esclarecer as dúvidas.

UNAMACS promoveu Curso para orientar e esclarecer as dúvidas.

Donos de imóveis rurais têm até o mês de dezembro para realizar o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). Para capacitar técnicos e estudantes ligados à área ambiental, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (UNAMACS) promoveu um curso para orientar os participantes e esclarecer as dúvidas, com a realização de aula teórica e prática, na última segunda-feira, 30, e terça-feira (31/07/2018).

O cadastro, que é eletrônico, atende legislação federal. É obrigatório para todos os produtores rurais, independentemente do tamanho da propriedade. Na terça-feira, 31, o especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rafael Silva, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), citou erros comuns cometidos no ato do cadastro.

Penalidades podem ser aplicadas

“A falta de algumas informações sobre a propriedade rural, a sobreposição de propriedades (quando ultrapassa os limites), a ausência de informações da condição da vegetação nativa, se está preservada ou não, são problemas detectados pelo INEMA ao avaliar os dados fornecidos”, afirma, advertindo que “caso o INEMA identifique erros nas informações passadas, o proprietário poderá sofrer algumas penalidades”.

O curso do CEFIR foi realizado na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e contou também com a parceria do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e da Vivah Soluções Ambientais.

De acordo com a gestora da UNAMACS, Elizângela Lucena, dando continuidade a essa atividade será promovido o Curso de Georreferenciamento Ambiental, cujo calendário de aula será divulgado posteriormente. “Até o dia 10 de agosto divulgaremos as atividades do trimestre”, informa.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]