Encontro discute ações de combate ao trabalho infantil em Feira de Santana

Encontro realizado no Centro de Cultura Maestro Miro aborda a importância de preservar a infância e combater o trabalho infantil.

Encontro realizado no Centro de Cultura Maestro Miro aborda a importância de preservar a infância e combater o trabalho infantil.

Uma infância sem trabalho para garantir o melhor desenvolvimento das crianças. Este foi o tema abordado durante o encontro formativo promovido pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana, no Centro de Cultura Maestro Miro. Foram convidados diretores e coordenadores pedagógicos das escolas da Rede Municipal de Educação que atuam com turmas do 4º ano do Ensino Fundamental.

O encontro abordou a importância de preservar a infância e combater o trabalho infantil, visando estimular os profissionais da educação a estarem atentos e trabalharem a questão dentro do ambiente escolar. “Esperamos que eles sejam multiplicadores, não apenas entre os professores, mas que apoiem o desenvolvimento deste senso crítico nas crianças, comunidade e famílias, criando um senso coletivo de combate”, explica a Procuradora do Trabalho, Ana Ribemboim.

“A criança que trabalha e estuda não tem tempo para brincar, para viver a infância da melhor forma, ser estimulada a ser criativa, confiante e segura. O trabalho infantil gera consequências na vida adulta, danos físicos, psicológicos e também emocionais”, relata Ana.

A Procuradora Regional do Trabalho, Margaret Matos, abordou a importância de denunciar. “Antes dos 16 anos é proibido que o jovem trabalhe, apenas a partir dos 14 como menor aprendiz. Os professores são uma importante ajuda para que se possa identificar e ajudar crianças nesta situação. É importante que denunciem e colaborem”, afirma.

Atenção aos sinais 

“Infelizmente esta ainda é uma realidade no nosso país, é preciso que estejamos atentos aos sinais que estes alunos dão, sejam nas conversas informais, nas brincadeiras ou em sala de aula”, declara Geruza Ferreira, diretora da Escola Municipal Adenil da Costa Falcão. “Acredito que a educação seja uma importante ferramenta neste processo de combate”, afirma.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]