Em comemoração ao aniversário de fundação da UNAMACS, sessão especial é realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana

O vereador Roberto Tourinho presidiu a sessão especial na Câmara Municipal.

O vereador Roberto Tourinho presidiu a sessão especial na Câmara Municipal.

Com um saldo de 3.503 pessoas qualificadas, vinte e seis cursos de extensão e dezenove oficinas socioambientais realizadas e mais vinte e quatro participações em palestras e eventos, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (UNAMACS) completou um ano de implantada, no dia 7 de junho de 2018. Uma sessão especial, na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, na manhã desta sexta-feira, 10, marcou as comemorações.

A sessão foi presidida pelo vereador Roberto Tourinho, autor do requerimento nº 110/2018, que lembrou a Constituição Federal de 1998, artigo 225, que estabelece que “todos têm direito ao meio ambiente e o dever de preservá-lo”. “A proposta da UNAMACS é de construir um modelo de educação para sustentabilidade, onde o crescimento e desenvolvimento estejam harmonizados, com a preservação do meio-ambiente”, diz.

Primeira do Norte e Nordeste

Ao fazer referência a Sérgio Carneiro, ex-secretário municipal do Meio Ambiente, que idealizou a implantação da UNAMACS, em 2017, Tourinho frisou que Feira de Santana é primeira cidade do Norte e Nordeste a adotar a Universidade Aberta, sendo a terceira do Brasil, acompanhada da UMAPAZ, em São Paulo e a UNILIVRE, em Curitiba e a sétima no Mundo.

Gestora da Unamacs, Érika Teles, ao mostrar um vídeo com os trabalhos realizados neste primeiro ano, reforçou que a proposta é disseminar o conhecimento baseado em três pilares: formação, pesquisa e extensão. “Tudo é feito de forma compartilhada”, afirmou.

Capacitação para outros municípios

Durante esse período, alguns municípios baianos e de outros estados estiveram representados nas atividades, a exemplo de Santo Estevão, Antônio Cardosos, Araci, Juazeiro, São Gonçalo dos Campos, Salvador, Santa Teresinha, Santo Amaro, além de Recife (PE) e Belo Horizonte (MG).  “A UNAMACS já está rendendo frutos e a tendência é crescer”, afirmou Elizângela Lucena, também gestora.

Presente para Feira de Santana

O secretário municipal do Meio Ambiente, Arcênio Oliveira, que assumiu a pasta há quatro meses, disse que a Unamacs foi um presente para Feira de Santana. Ele destacou o empenho de todos que constroem a entidade no dia a dia e os órgãos parceiros que atuam para consolidar as ações desenvolvidas.

Sem exigência de nível escolar

Sérgio Carneiro, por sua vez, lembrou que o funcionamento da Unamacs não requer autorização do Ministério da Educação e comentou que as pessoas geralmente associam o termo Universidade ao sentido lato sensu, mas esclareceu que não há exigência de nível escolar. “Todos podem participar”, informou.

Crescimento das ações socioambientais

Também se pronunciaram durante a sessão especial Deodato Peixinho, diretor do Departamento de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos; Paulo Santos, idealizador e fundador do Ecobairros; e Sérgio Aras, diretor de Formação e Capacitação da Associação Brasileira dos Técnicos de Segurança do Trabalho. Todos falaram do crescimento das ações socioambientais a partir da implantação da Unamacs.

Integrantes da mesa

Além do vereador Roberto Tourinho; de Arcênio Oliveira, que representou o prefeito Colbert Martins Filho; de Sérgio Carneiro e as gestoras da Unamacs, Érika Teles e Elizângela Lucena, também compôs a mesa o tenente Gabriel Barbosa de Oliveira, representando o Tenente-coronel Janilson Campos Teixeira, comandante do 35º Batalhão de Infantaria.Neste sentido, o prefeito Colbert Filho assegurou aos permissionários que todas as atividades comerciais, ali desenvolvidas, não sofrerão nenhum tipo de alteração que os prejudique, a partir da inauguração do Centro Comercial Popular, previsto para ocorrer em dezembro.

O encontro, convocado pelo vereador Roberto Tourinho, também contou com as participações dos secretários municipais Antônio Carlos Borges Júnior (SETTDEC), Pablo Roberto Gonçalves (SEPREV), Justiniano França (Serviços Públicos), Valdomiro Silva (Comunicação), Mário Borges (Chefe de Gabinete), vereador João dos Santos (João Bililiu) e Edmária Lima Medeiros, presidente da ACT-CENTRO.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]