Centro Dona Zazinha Cerqueira oferece terapias complementares aos idosos em Feira de Santana

Terapia Reiki é realizada no Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira.

Terapia Reiki é realizada no Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira.

Pessoas na terceira idade assistidas pelo Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Feira de Santana (Sedeso), passam a ter acesso também às terapias complementares à medicina tradicional. A terapia Reiki já está sendo aplicada gratuitamente e fazendo o maior sucesso entre as pessoas com mais de 60 anos que frequentam o equipamento.

O atendimento, conforme a coordenadora do Dona Zazinha, Tilda Brasileiro, é realizado todas as segundas-feiras, das 8 às 10 horas, pelo terapeuta holístico Ney Silva, mestre em Reiki. “É mais uma atividade que estamos oferecendo ao nosso público, através de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para melhorar a saúde e a autoestima dos idosos”, frisou a administradora do equipamento.

Tilda Brasileiro ressalta ainda que o equipamento oferece um leque de outros serviços para o seu público. “Aqui também realizamos ginástica, dança, oficina de memória, aulas de violão, crochê, tricô, bainha aberta, além de possibilitar a integração e o convívio social saudável entre as pessoas na terceira idade e a sociedade como seres ativos”, revelou.

Terapias integrativas à medicina

Além do Reiki, o terapeuta Ney Silva também recorrer a outras formas de terapias complementares durante as sessões. “São terapias complementares ou integrativas à medicina, focadas em três pilares: promoção à saúde, prevenção de doenças e oferecer qualidade de vida”, explica.

Ao todo são 28 terapias autorizadas pelo Ministério da Saúde. Entretanto, Ney Silva faz um alerta importante: as terapias não substituem o tratamento médico tradicional, são complementares. Por isso, as pessoas não devem interromper o atendimento com um médico.

Fila para as sessões terapêuticas

A oferta de terapia holística no Dona Zazinha estreou esta semana. E já no primeiro dia formou fila de quem desejava se submeter às sessões terapêuticas. “É a primeira vez que faço a terapia e já me senti com o corpo bem mais leve, mais aliviada do stress e da insônia”, revelou Nilza Maria Alves Gonzaga, 61 anos.

A mesma satisfação foi de Marinalva Natividade Carvalho da Cruz, 67 anos, que experimentou a terapia e ficou encantada. “Pretendo fazer mais vezes. Senti alívio nas dores”.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]