ALBA outorga Comenda 2 de Julho à Luiz Viana, presidente da OAB Bahia

Deputado Hildécio Meireles e Luiz Viana, presidente da OAB Bahia.

Deputado Hildécio Meireles e Luiz Viana, presidente da OAB Bahia.

A emoção marcou a entrega da Comenda 2 de Julho, maior honraria do Legislativo baiano, ao presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, na manhã desta quinta-feira (23/08/2018), na sede da Assembleia Legislativa da Bahia, no CAB. Com o auditório lotado de amigos, familiares e colegas de trabalho, Viana recebeu a medalha das mãos da esposa Elsa Mattos e da mãe Lia Viana Queiroz. Dedicada a cidadãos baianos que prestam serviços relevantes ao estado, a honraria foi proposta pelo deputado Hildécio Meireles.

“Receber, hoje, neste 23 de agosto de 2018, na Casa do Povo da Bahia, 195 anos depois, a Comenda do 2 de julho, é motivo de honra e de muita alegria para mim e para minha família. Agradeço a homenagem à Assembleia Legislativa e, em especial, ao grande deputado baiano Hildécio Meireles, esse líder do baixo sul do nosso estado, que tão bem sintetiza as qualidades da boa política”, disse Viana.

Nascido no Rio de Janeiro, mas “baiano de coração”, em suas próprias palavras, Viana descreveu a Bahia como um “lugar na alma do Brasil”. “Aqui, nada do que foi será superado, se não for fruto da contradição de sua história e de suas histórias. Um lugar onde fomos, somos e seremos marcados sempre, entre outras coisas, pela história de nossa independência e pela força simbólica da glória do 2 de julho”, disse.

Em parte do discurso dedicada à advocacia, Viana dedicou a medalha a todos os colegas que militam na profissão. “Essa não é apenas minha, essa é uma Comenda que pertence a cada advogado, a cada advogada desse nosso imenso estado”, disse  “Homens e mulheres como eu, que vivem do suor do seu trabalho honesto, no exercício cotidiano, com a barriga no balcão, da sublime arte de avocar a si a defesa dos direitos de quem precisa de justiça”, completou.

Autor da proposta, o deputado Hildécio Meireles falou sobre a satisfação de ter sugerido a homenagem, aprovada por unanimidade pela Assembleia. “Fico muito satisfeito por conceder essa honraria ao presidente Luiz Viana, um dos advogados mais importantes da Bahia na área eleitoral. Nosso homenageado, sem sombra de dúvidas, é muito merecedor desta honraria”, disse.

Luiz Viana

Nascido em 23 de janeiro de 1962, Luiz Viana Queiroz é filho de Lia Viana de Queiroz e Alberto Pinheiro de Queiroz, casado com a psicóloga e professora da UFBA Elsa de Matos e pai de Beatriz e Guilherme. É neto do ex-governador Luís Viana Filho, que entrou para a política em 1934 como deputado federal.

Em seu segundo mandato como presidente da Ordem na Bahia, Viana foi conselheiro federal da OAB por cinco anos. Ele é procurador do Estado da Bahia, advoga na iniciativa privada e faz parte do quadro de professores da Universidade Católica do Salvador (UCSal).

Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia, é mestre em Direito Público, especialista em Direito Eleitoral e Didática e Metodologia do Ensino Superior. Ele ainda é membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), vice presidente da Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas (ABCD).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]