Alagoinhas: Projeto Casulo é lançado pelo Instituto Mãe Terra, com a finalidade de reforçar rede de proteção integral de crianças

Apresentação do projeto 'Casulo' em Alagoinhas.

Apresentação do projeto ‘Casulo’ em Alagoinhas.

As crianças estão entre os mais vulneráveis na estrutura social. Apesar dos inegáveis avanços nas políticas públicas, a sobrecarga no trabalho da rede de proteção integral é um desafio que extrapola a responsabilidade do poder público e exige um engajamento coletivo. Neste horizonte que o Instituto Mãe Terra inicia a execução do Projeto Casulo: Desenvolvimento e Proteção de Crianças – em parceria com a Petrobras.

A notícia do início do projeto foi compartilhada na última quarta-feira (25/07/2018) por gestores da Petrobras no Espaço de Diálogo da empresa na base operacional de Buracica, em Alagoinhas (BA) e foi recebida com grande entusiasmo por representantes das comunidades da área de atuação da empresa, que demonstraram acreditar no potencial de transformação do projeto e nas oportunidades que surgirão a partir de sua execução.

O Projeto Casulo tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento e proteção integral de setecentas crianças de 6 a 12 anos incompletos, por meio da oferta de formação básica, tendo como base o fortalecimento das capacidades da família, da escola e da comunidade. Ele será viabilizado a partir da instalação de cinco núcleos de atendimento no contraturno da escola, nos municípios parceiros de Alagoinhas, Araçás, Catu, Entre Rios e Pojuca.

A iniciativa prevê a realização de atividades socioeducativas voltadas para o desenvolvimento integral (oficinas de formação básica cidadã, plantão psicossocial, feiras comunitárias, palestras etc), além da mobilização de conteúdos relacionados ao enfrentamento das violências, cidadania, cultura, leitura, esporte e lazer.

A proposta reforça o modelo de gestão integrado à comunidade, como previsto nas políticas de atuação do financiador e da entidade executora. Para tanto, será criado um Comitê Gestor para acompanhar as estratégias, ações e atividades do projeto. Ele será composto por representantes do poder público, das associações representativas locais, além de pais e/ou responsáveis.

Esta estratégia de somar à rede de proteção integral de crianças é uma construção feita a partir de muitos esforços: financiador, poder público, associações comunitárias, pais e/ou responsáveis pelas crianças e o Instituto Mãe Terra, que juntos acreditam no projeto como um caminho para a prevenção e enfrentamento de violências, cooperando com a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, com igualdade de oportunidades.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]