Utilizando modernas técnicas de gestão, economista Cleide Barreto desenvolve trabalho de assessoria para empresas da Bahia

Economista Cleide Barreto Ferraz utiliza modernas técnicas de gestão nos setores financeiros e administrativos de empresas e, atua junto à comunidade palestrando e prestando consultoria sobre economia familiar.

Economista Cleide Barreto Ferraz utiliza modernas técnicas de gestão nos setores financeiros e administrativos de empresas e, atua junto à comunidade palestrando e prestando consultoria sobre economia familiar.

A economista Cleide Barreto Ferraz tem se destacado, na Bahia, pelo uso de modernas técnicas de gestão no setor financeiro e administrativo de empresas. Dentre as empresas que atuou profissionalmente estão a Work Industrial, Oklos Indústria, Líder Cobrança de Títulos, Colégio Montaigaine, e na Polygono Topografia. A passagem pelas companhias consolidou conhecimento e prática abrangendo consultoria financeira, administração, controladoria, finanças, cobrança, recursos humanos, através de cargos de gerência e direção.

Sobre os fundamentos da gestão administrativa, a economista diz que “entre os elementos decisivos para o funcionamento de pequenas e médias empresas, são destaques o controle financeiro e o planejamento, ambos, ferramentas indispensáveis para organizar, controlar e conduzir um negócio.”. Cleide Barreto alerta que a “falta de controle financeiro e planejamento são alguns dos principais fatores para as empresas encerrarem as atividades, antes mesmo de alcançarem os primeiros anos de funcionamento”.

Na avaliação da economista, “o trabalho em equipe é essencial para o sucesso da empresa”. Ela pontua que “é necessário que todos tenham o mesmo objetivo e que a equipe deve atuar motivada e comprometida com metas, resultados e condutas, objetivando a consolidação da atividade empresarial e a conquista de novos espaços”.

Outro ponto abordado é sobre a valorização da equipe. Na avaliação de Cleide Barreto “é imprescindível que a empresa desenvolva programas de treinamento para os funcionários, garantindo o aperfeiçoamento organizacional e um atendimento mais qualificado para o cliente. Motivar a equipe com premiações e promoções à novos cargos é uma forma de manter a equipe motivada. Essas ações garantem retorno lucrativo do investimento realizado nos colaboradores da companhia”.

Formação

Cleide Barreto tem consolidada formação superior. Ela cursou economia na Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e conclui o curso, em 2006, na Faculdade de Tecnologia e Ciência de Feira de Santana (FTC), é pós-graduada em Gestão Pública (2008), Administração de Empresas (1992), Teologia (2015) e Conselheira Matrimonial (2013).

Trabalho comunitário

Natural de São Gonçalo dos Campos, residente em Feira de Santana, Cleide Barreto é casada com o empresário Antonio Carlos Ferraz e é mãe de Thíerry Kauã e Keyse Kelly.

A experiência familiar, em conjunção com a formação em Teologia e o conhecimento como Conselheira Matrimonial foram opções que a economista fez ao decidir atuar junto à comunidade, desenvolvendo diversas atividades, a exemplo do ministério da palavra de Deus, como líder de grupos de casais, ministrando cursos de matrimônio, inclusive sobre gestão financeira do orçamento familiar e, palestrando para pais e mães sobre os desafios da formação familiar.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]