Utilizando modernas técnicas de gestão, economista Cleide Barreto desenvolve trabalho de assessoria para empresas da Bahia

Economista Cleide Barreto Ferraz utiliza modernas técnicas de gestão nos setores financeiros e administrativos de empresas e, atua junto à comunidade palestrando e prestando consultoria sobre economia familiar.

Economista Cleide Barreto Ferraz utiliza modernas técnicas de gestão nos setores financeiros e administrativos de empresas e, atua junto à comunidade palestrando e prestando consultoria sobre economia familiar.

A economista Cleide Barreto Ferraz tem se destacado, na Bahia, pelo uso de modernas técnicas de gestão no setor financeiro e administrativo de empresas. Dentre as empresas que atuou profissionalmente estão a Work Industrial, Oklos Indústria, Líder Cobrança de Títulos, Colégio Montaigaine, e na Polygono Topografia. A passagem pelas companhias consolidou conhecimento e prática abrangendo consultoria financeira, administração, controladoria, finanças, cobrança, recursos humanos, através de cargos de gerência e direção.

Sobre os fundamentos da gestão administrativa, a economista diz que “entre os elementos decisivos para o funcionamento de pequenas e médias empresas, são destaques o controle financeiro e o planejamento, ambos, ferramentas indispensáveis para organizar, controlar e conduzir um negócio.”. Cleide Barreto alerta que a “falta de controle financeiro e planejamento são alguns dos principais fatores para as empresas encerrarem as atividades, antes mesmo de alcançarem os primeiros anos de funcionamento”.

Na avaliação da economista, “o trabalho em equipe é essencial para o sucesso da empresa”. Ela pontua que “é necessário que todos tenham o mesmo objetivo e que a equipe deve atuar motivada e comprometida com metas, resultados e condutas, objetivando a consolidação da atividade empresarial e a conquista de novos espaços”.

Outro ponto abordado é sobre a valorização da equipe. Na avaliação de Cleide Barreto “é imprescindível que a empresa desenvolva programas de treinamento para os funcionários, garantindo o aperfeiçoamento organizacional e um atendimento mais qualificado para o cliente. Motivar a equipe com premiações e promoções à novos cargos é uma forma de manter a equipe motivada. Essas ações garantem retorno lucrativo do investimento realizado nos colaboradores da companhia”.

Formação

Cleide Barreto tem consolidada formação superior. Ela cursou economia na Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e conclui o curso, em 2006, na Faculdade de Tecnologia e Ciência de Feira de Santana (FTC), é pós-graduada em Gestão Pública (2008), Administração de Empresas (1992), Teologia (2015) e Conselheira Matrimonial (2013).

Trabalho comunitário

Natural de São Gonçalo dos Campos, residente em Feira de Santana, Cleide Barreto é casada com o empresário Antonio Carlos Ferraz e é mãe de Thíerry Kauã e Keyse Kelly.

A experiência familiar, em conjunção com a formação em Teologia e o conhecimento como Conselheira Matrimonial foram opções que a economista fez ao decidir atuar junto à comunidade, desenvolvendo diversas atividades, a exemplo do ministério da palavra de Deus, como líder de grupos de casais, ministrando cursos de matrimônio, inclusive sobre gestão financeira do orçamento familiar e, palestrando para pais e mães sobre os desafios da formação familiar.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia).