TJBA inaugura o 1º Cartório Integrado de Sucessões em Salvador

TJBA inaugura 1º Cartório Integrado de Sucessões de Salvador.

TJBA inaugura 1º Cartório Integrado de Sucessões de Salvador.

A partir de agora, a 1ª, 2ª, 11ª e 13ª Varas de Família compõem o 1º Cartório Integrado de Sucessões, inaugurado na manhã desta segunda-feira (09/07/2018). A nova unidade funciona no 3º andar do Fórum das Famílias, localizado na Rua do Tingui, em Nazaré, próximo ao Fórum Ruy Barbosa, em Salvador

Na solenidade de inauguração, o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Gesivaldo Britto, fez questão de enfatizar o trabalho desenvolvido por sua equipe técnica, a qual elogiou, afirmando ter sido agraciado por Deus. O Presidente ressaltou a necessidade de melhorar a atividade meio para garantir a excelência da atividade fim do Poder Judiciário.

“A atividade de prestação jurisdicional é como eu falo muitas vezes, talvez por manias do passado de militar: não adianta um General conquistar terras, países, se ele não tiver, na sua retaguarda, uma equipe de suprimentos. Uma equipe de apoio que lhe dê suporte para aquele exército que venceu, que ocupou aquela área, tenha êxito na sua missão. Não basta conquistar. Tem que conquistar, manter e melhorar”, afirmou.

A valorização da equipe também fez parte do discurso da Juíza da 1ª Vara de Família, Diretora da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), Patrícia Kertzman, que falou em nome dos Juízes Titulares das Varas integrantes da nova unidade e agradeceu ainda aos Estagiários, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos Advogados.

“Venho agradecer à Mesa Diretora, às Corregedorias, aos colegas Magistrados, inclusive aqueles que já estão na realidade de Cartório Integrado porque, realmente, nunca se importaram em nos ajudar, em nos orientar, inclusive durante o curso, compartilhar as suas experiências. Agradecer aos Servidores, porque assim como nós Juízes, o novo traz também algum receio, mas os Servidores também se alinharam, se uniram. E eu acho que hoje, neste primeiro dia, dessa nova realidade, já experimentam o gosto dessa integração”, pontuou a Magistrada.

Conforme o Juiz Humberto Nogueira, Assessor Especial da Presidência – Magistrados (AEP I), a iniciativa tem se destacado como uma prática positiva em outros Tribunais pelo país. Aqui na Bahia, o projeto foi iniciado na gestão da Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago e também tem colaborado com a efetividade da prestação jurisdicional.

“Desde a implantação do 1º Cartório Integrado, já foram apresentados resultados positivos. Melhora na produtividade dos Servidores e Magistrados das serventias reunidas. E, por esse motivo, a atual gestão decidiu manter e ampliar essa iniciativa, por ser uma das suas prioridades a valorização do Primeiro Grau”, avaliou o Juiz.

Segundo o Presidente do TJBA, os Cartórios Integrados, cujos processos são 100% digitais, tiveram sua produtividade aumentada em 30% desde sua implantação. Isso evidencia a importância da desburocratização e da modernização do sistema cartorário.

O projeto é uma iniciativa da Diretoria de Primeiro Grau (DPG) e possui como patrocinadores a Assessoria Especial da Presidência – Assuntos Institucionais (AEP II), unidade liderada pela Juíza Rita Ramos; e a Secretaria Judiciária (Sejud), sob a gestão do Servidor Antônio Roque do Nascimento.

Estiveram presentes também à solenidade, o 1º Vice Presidente do TJBA, Desembargador Augusto de Lima Bispo; a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos; a Desembargadora Nágila Maria Sales Brito; o Desembargador Maurício Kertzman Szporer; a Desembargadora Aracy Lima Borges; o Procurador do Estado da Bahia Cláudio Santos Silva; a Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Juíza Elbia Araújo; a Defensora Pública Janaína Canário, representando o Defensor Público Geral Clériston Cavalcante de Macêdo; a Defensora Pública Rosane Assunção; a Juíza Titular da 13ª Vara de Família, Ângela Bacellar Batista; a Juíza Substituta Cassinelza Lopes; a Secretária-Geral da Presidência, Iramar Viana; o Secretário Judiciário, Antônio Roque do Nascimento; a Secretária de Gestão de Pessoas, Leila Lima; e a Diretora de Primeiro Grau, Mariana Larangeira.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]