Senadora Lídice Mata cobra debate mais aprofundado sobre situação de jovens negros

Lídice da Mata apoiou o pedido do senador Cristovam Buarque, para que os parlamentares desenvolvam um debate mais profundo sobre a situação dos jovens do país, especialmente os negros.

Lídice da Mata apoiou o pedido do senador Cristovam Buarque, para que os parlamentares desenvolvam um debate mais profundo sobre a situação dos jovens do país, especialmente os negros.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apoiou na quarta-feira (11/07/2018) pedido do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) para que os parlamentares desenvolvam um debate mais profundo sobre a situação dos jovens do país, especialmente os negros. Ela lembrou que esses jovens são assassinados diariamente nas grandes cidades, nas periferias, e estão, em geral, fora da escola.

E a solução que os plenários dos diversos parlamentos do nosso Brasil afora dão é apenas a de debater a segurança pública e o aumento de penas e o aumento de tropas para tratar de uma questão que diz respeito também, e necessariamente, de maneira preventiva, a investimento em educação, em saúde e, especialmente, em cultura, em esporte e em ciência, tecnologia e pesquisa.

Lídice mencionou um episódio recente em que um policial suspeitou de dois jovens, um que entrou num supermercado e outro que estava na porta do estabelecimento, e acabou atirando e matando um deles. Depois, percebendo que se tratava do filho de outro policial, seu amigo, ele próprio se matou.

Isso é uma tragédia cotidiana, porque nós estamos vivendo sob o manto permanente de que todo jovem negro é suspeito, todo jovem negro visto numa situação em que não está muito clara a sua identidade é, em princípio, suspeito. E eles continuam sendo tratados como se não houvesse racismo neste país e também como se a responsabilidade não fosse dos governantes e dos parlamentos, de todos nós, que estamos aqui para dar uma solução à vida dessas pessoas.

*Com informações da Agência Senado.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]