Seminário de Integração Metropolitana de Redes e Tecnologias ocorre em seis municípios da Bahia

Cartaz do Seminário de Integração Metropolitana de Redes e Tecnologias.

Cartaz do Seminário de Integração Metropolitana de Redes e Tecnologias.

Com objetivo de promover o debate técnico do tema ‘Redes e Tecnologias no Ambiente Metropolitano do Estado da Bahia’, serão realizados cinco seminários estratégicos nos municípios de Lauro de Freitas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Barreiras. A abertura oficial do evento ocorre na próxima quarta-feira (01/08/2018) em Salvador.

O evento promove a convergência e integração de servidores, fornecedores, agentes públicos e privados em torno de uma agenda proativa capaz de agilizar a criação de uma ‘cultura metropolitana’ de redes e tecnologias no estado da Bahia, em parceria com a SECTI-Bahia, municípios e outros parceiros estratégicos. Será gerada uma ‘Carta Técnica’ ao final de cada seminário, que sintetize todas as contribuições coletivas possíveis para cada região metropolitana envolvida, tornando-as referências técnico-acadêmicas para gestores e autoridades públicas do setor.

O seminário conta com a presença de entidades de provedores de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) da Bahia; concessionárias de energia elétrica; operadoras de telefonia; secretarias de estado (SECTI/SEINFRA); secretarias municipais das regiões metropolitanas (planejamento/desenvolvimento urbano/ciência e tecnologia); integrantes da rede remessa; entidades acadêmicas e técnicas da Bahia (UFBA/UNEB/RNP/IFBA e afins) e servidores públicos relacionados com a área.

Confira a programação

Quarta-feira (01/08)

Auditório jornalista Jorge Calmon – Assembleia Legislativa da Bahia

10 horas – abertura oficial do seminário

Convidados para a mesa diretora – ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Rodrigo Hita; secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcus Cavalcanti; secretário do Trabalho, Emprego e Renda do Estado da Bahia, Vicente Neto; secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa; secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas Pinto; secretário de Administração do Estado da Bahia, Edelvino da Silva Góes Filho; secretário de Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro; curador técnico do seminário, Mauro Cardim; prefeita de Lauro de Freitas, Moema Isabel Passos Gramacho; presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Ângelo Coronel; presidente da Coelba, Fulvio Marcondes Machado; presidente da associação Bahia de imprensa, Walter Pinheiro; presidente da UPB, Eures Ribeiro; presidente da PROBahia, Janyel Leite; presidente da APIEB, Geanderson de jesus Batista; presidente da ABRINT-Bahia, Jackson Almeida.

11:30 horas – palestra- apresentação do ‘Case’ Pato Branco – PR

Quinta-feira (02/08)

Auditório do centro Pan-Americano de judô – praia de Ipitanga (Lauro de Freitas)

8 horas – credenciamento

9 horas – abertura-breves considerações – curador técnico (Mauro Cardim) e secretário da SECTI (Rodrigo Hita)

9:15 horas – palestra ‘Cenário Atual da Política de Internet/Banda Larga do Governo Federal’, com Dr. Américo Tristão Bernardes (MCTIC)

9:45 horas – palestra ‘Cenário Atual da Política de Internet/Banda Larga e Investimentos Tecnológicos do Estado da Bahia’, com Dr. Grinaldo Oliveira (SECTI-BA)

10:15 horas – palestra ‘Política de Distribuição de Redes da Coelba e Cenário de Investimentos’, com representante da Coelba

10:45 horas – palestra ‘Importância de uma Política Pública de Distribuição de Rede Integrada de Cabos Multimídia para as Regiões Metropolitanas’, com Dr. Gorgônio Araújo (RNP-Rede Nacional de Pesquisa)

11:15 horas – apresentação de ‘case’ da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, coronel Marcos Oliveira

12 horas – almoço/Brunch (incluído)

13 horas- breves considerações (curador técnico Mauro Cardim)

13:15 horas – palestra ‘Importância das Parcerias Público-Privadas no Setor’, Dr. Vitor Amuri Antunes

13:45 horas – debate 1 ‘Cenário Atual dos Provedores de Internet/Banda Larga da Região Metropolitana de Salvador’ (PROBahia-APIEB-ABRINT-Coelba-SAEB-UPB-CREA). Coordenador: Hari Brust Filho – SEPLAN Lauro de Freitas

15:15 horas – palestra ‘Lei de Inovação Municipal’, com Dr. Francisco Douglas Rodrigues

15:45 horas – palestra ‘Cidades Inteligentes com Foco em Educação, Saúde e Segurança Pública’, com Dr. Ricardo Mansano (HUAWEI)

16:15 horas – palestra ‘Conectividade Trazendo Soluções em Regiões Remotas e Redundância em Aplicações Críticas’, com Dr. George Bem – CEO Internetsat

16:45 horas – debate 2 ‘Políticas Públicas de Redes e Tecnologias (ANATEL, ANEEL, MCTIC, SECTI-BA, PGE, SEC-BA). Coordenador: professor Urbano Matos

18:45 horas – curadoria técnica da construção da ‘Carta do Seminário’

Coffee break

Datas/locais dos próximos seminários:

21 de agosto – Feira de Santana

25 de setembro – Vitória da Conquista

30 de outubro – Ilhéus

27 de novembro – Barreiras

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]