SAC Digital oferece serviços diversos aos cidadãos baianos

Plataforma SAC Digital reúne serviços públicos em um ambiente online.

Plataforma SAC Digital reúne serviços públicos em um ambiente online.

Em funcionamento desde o dia 5 de julho de 2018, o SAC Digital é uma plataforma multicanal interativa que reúne serviços públicos em um só ambiente online. O objetivo da ferramenta é aproximar o cidadão da gestão pública, relacionando serviços e gerando a personificação dos dados já existentes nas bases dos órgãos públicos.

Disponível através do endereço: www.sacdigital.ba.gov.br e também para download, por meio de celulares com sistema Android, o SAC Digital cria uma plataforma de interatividade e relaciona serviços, conforme explicou a assessora de Governança de Soluções da Prodeb, Kátia Argolo. “O cidadão pode procurar resolver uma pendência, e o Sac Digital identifica que ele possui um filho pequeno e, automaticamente, o alerta sobre a realização de uma determinada campanha de vacinação e até a possibilidade de um agendamento em um local mais próximo de onde foi acessada plataforma”.

Do ponto de vista do cidadão, o Sac Digital visa favorecer o relacionamento com a gestão pública estadual, criando facilidades nesse processo de interação. Pelo lado do Estado, a ferramenta possibilita a criação de um perfil do cidadão baiano, para que o governo possa voltar políticas públicas e programas de intervenção às necessidades da população. “Quem acessa deixa de ser um número de carteira de habilitação ou identidade e se torna uma pessoa com características sociais, familiares, profissionais”, definiu Kátia Argolo.

A administradora Nicole Saback acessou o portal do SAC Digital para agendar um horário e tirar a segunda via da carteira de habilitação. “Consegui fazer a marcação e ainda aproveitei para consultar o número de pontos que constava no sistema do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran). Deu para resolver tudo em único lugar”, afirmou.

Criado pela Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), o projeto é integrado ainda pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), através das superintendências de Gestão e Inovação (SGI) e de Atendimento ao Cidadão (SAC). Atualmente, 19 serviços são ofertados na plataforma. Em breve, o SAC Digital será disponibilizado para o sistema IOS e em totens de autoatendimento distribuídos em pontos estratégicos do território baiano.

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