Polêmica de Fake News na Câmara Municipal de Feira de Santana é retratada em vídeo-documentário

Cene presente no documentário 'Entre Aspas'.

Cene presente no documentário ‘Entre Aspas’.

Estudantes do curso de jornalismo da Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana produziram um vídeo-documentário sobre o impacto das notícias falsas no exercício profissional do jornalista atualmente. O material que reúne entrevistas e peça de teatro, também apresenta o posicionamento do vereador Edvaldo Lima em relação ao caso ocorrido em 2016, quando o parlamentar, com base numa fake news, colocou em discussão na Câmara Municipal de Feira de Santana, um falso projeto de lei, supostamente de autoria do deputado federal Jean Wyllys, que tinha a intenção de mudar trechos da bíblia.

Em entrevista, que compõe o vídeo-documentário intitulado Entre Aspas, Jean Wyllys e Edvaldo Lima comentaram o assunto, assim como especialistas e profissionais da área de comunicação. Num trecho da produção audiovisual, Lima afirmou que continua acreditando na notícia. “Essa notícia estava em todos os sites das redes sociais. Nas redes sociais tá lá, muito estampado. Pode buscar. Tá aí, pra quem quiser. Eu acho que não tiraram, a menos que ele mandou tirar. Que ninguém ia usar de má fé com o deputado para jogar nas redes sociais uma questão dessa natureza”, disse.

O deputado Jean Wyllys também se pronunciou sobre o assunto. “É muito grave porque esses caras não ganham pouco. O salário deles não é um salário baixo. Eles também têm assessores, também pagos. Se eles são burros, estúpidos e não conseguem distinguir o que é uma fake news e o que não é, os assessores deveriam fazer esse trabalho de ir buscar em outras fontes”, comentou.

“Essa discussão é recente e o nosso objetivo é contribuir e atentar às pessoas quanto ao consumo de notícia. Nem tudo que está na internet é verdade e toda mentira é produzida com alguma intenção. A gente precisa estar de olhos bem abertos”, disse João França, estudante que também produziu o material junto com Mayara Suzart e Rebeca Lemos.

O vídeo-documentário foi apresentado como trabalho de conclusão de curso e aprovado com nota máxima pelos avaliadores da banca realizada em junho deste ano, e aborda a era da Pós-Verdade, em que opiniões são mais importantes do que fatos e o compartilhamento de notícias falsas nas redes sociais tem o interesse de interferir na opinião pública.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]