PF deflagra a Operação Transbordo; ação ocorre na Bahia e em mais cinco estados; organização criminosa está envolvida em crimes de furto e receptação de cargas e caminhões

Armamento apreendido pela Polícia Federal (PF), durante Operação Transbordo

Armamento apreendido pela Polícia Federal (PF), durante Operação Transbordo

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (17/07/2018), a Operação Transbordo com o objetivo de dar cumprimento a 173 mandados judiciais expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió, Alagoas, sendo 106 mandados de busca e apreensão, 64 mandados de prisão e 3 mandados de interdição de empresas envolvidas em receptação de mercadorias.

A Operação visa desarticular uma organização criminosa (ORCRIM) envolvida precipuamente em crimes de furto e receptação de cargas e caminhões em diversos estados do nordeste e sudeste, valendo-se de falsas comunicações de crimes de roubo, além de adulteração de veículos, golpes em seguradoras e outros delitos.

A ORCRIM contava com a participação dos motoristas dos caminhões, os quais simulavam terem sido sequestrados por assaltantes, enquanto outros integrantes realizavam a desativação dos dispositivos de segurança do caminhão e a subtração da carga, sendo que ao final o motorista comparecia em um órgão policial para realizar falsa comunicação de crime.

A investigação foi realizada pela Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, tendo contado com o apoio da Polícia Rodoviária Federal durante as investigações.

Os mandados estão sendo cumpridos nos Estados de Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Pernambuco. Estima-se que a ORCRIM tenha causado um prejuízo superior a 8,6 milhões de reais apenas em relação à subtração de cargas e caminhões.

Haverá coletiva de imprensa no auditório da Sede da Polícia Federal em Alagoas, localizada na Av. Walter Aninas, nº 705, Jaraguá, em Maceió/AL, às 11h da manhã de hoje.

Mandados

Foram cumpridos mandados de prisão em Alagoas, 11; São Paulo, 32; Rio de Janeiro, 2; Bahia, 25; Ceará, 1 e Pernambuco, 1.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Alagoas,18; São Paulo, 47; Rio de Janeiro, 2; Bahia, 36; Ceará, 1 e Pernambuco, 1.

*Com informações da Polícia Federal (PF).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]