Oficina de Turismo Étnico Afro trata do fortalecimento das comunidades tradicionais de Feira de Santana

Oficina de Turismo Étnico Afro ocorreu no no auditório do Mercado de Arte Popular de Feira de Santana.

Oficina de Turismo Étnico Afro ocorreu no no auditório do Mercado de Arte Popular de Feira de Santana.

Os conceitos de empreendedorismo étnico e as características empreendedoras de uma comunidade, com vistas a proporcionar o desenvolvimento local, será um dos temas da próxima Oficina de Turismo Étnico Afro, a ser realizada no dia 7 de agosto de 2018, das 13h30 às 17h30, no auditório do Mercado de Arte Popular de Feira de Santana. A iniciativa é do Departamento de Turismo, da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec).

O encontro será ministrado por Dandara Lopes Correia, da Coordenação de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais. Devem participar da oficina artesãos, povos de terreiros, baianas de acarajé, sambadores, comunidades quilombolas, empreendedores negros, músicos e dançarinos, entre outros atores da cultura étnico-afro. A atividade é gratuita.

Também será abordado o “Etnodesenvolvimento”, cuja proposta é a valorização do patrimônio sociocultural e a autonomia das comunidades tradicionais para que possam gerar emprego e renda, fortalecendo a cadeia produtiva do turismo cultural e criando alternativas de desenvolvimento e fortalecimento socioeconômico.

Segundo a diretora de Turismo, Graça Cordeiro, esse é o novo encontro que está sendo promovido, que tem a parceria da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur).

“O objetivo dessas oficinas é capacitar os diversos atores ligados à cultura afro para formatar o produto da rede de turismo étnico afro, no município. Com isso, Feira se prepara para receber o turista deste segmento, se igualando as demais cidades da Bahia que tradicionalmente já oferecem esse serviço, a exemplo de Cachoeira, São Félix e Maragogipe”.

Graça informa, ainda, que estão previstas mais duas oficinas, além de visitas técnicas aos equipamentos – escolas de dança afro, oficinas de instrumentos de percussão, terreiros, espaços de capoeira e de culinária, além do setor de confecção.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]