Gestores da Bahia definem estratégias para elevar cobertura vacinal da população

Gestores definem estratégias para elevar cobertura vacinal
Gestores definem estratégias para elevar cobertura vacinal
Gestores definem estratégias para elevar cobertura vacinal
Gestores definem estratégias para elevar cobertura vacinal

Gestores das vigilâncias epidemiológicas estadual e municipais se reuniram nesta terça-feira (17/07/2018) para definir estratégias de imunização, principalmente contra o sarampo e a poliomielite. No encontro realizado no auditório do Ministério Público do Estado, em Salvador, foram apresentadas as competências de cada esfera de governo e o Plano de Ação para Melhoria das Coberturas Vacinais no Estado da Bahia. O objetivo é melhorar a cobertura vacinal em crianças menores de 5 anos, nos 417 municípios baianos.

As ações serão desenvolvidas principalmente no período de 6 a 31 de agosto, quando acontecerá a Campanha Nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo, tendo 18 de agosto como o Dia D. A estratégia iniciará antes, no dia 20 de julho, nos 63 municípios baianos que tiveram menos de 50% da cobertura vacinal para Poliomielite em crianças menores de 1 ano. Além da vacinação nos postos de saúde, haverá imunização em diversos pontos das zonas urbanas e rurais.

Para ajudar a garantir a alta cobertura vacinal, haverá articulação com escolas e creches do território para realizar vacinação programada, unidades de Saúde funcionarão em horários alternativos, será implementada a busca ativa de faltosos pelas unidades de saúde e também será realizada vacinação casa a casa, em feiras, shopping, praças e em outros locais de grande circulação.

Com a estratégia é esperado elevar as coberturas vacinais na população menor de 5 anos a níveis desejados (maior ou igual a 95%), fortalecer os serviços de imunização nos 417 municípios, melhorar os indicadores de qualidade da vigilância epidemiológica em casos suspeitos de poliomielite, sarampo, rubéola e síndrome da rubéola congênita (SRC), manter o status do Brasil e América Latina como livre de pólio, conservar a Bahia livre o vírus do sarampo, da rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC).

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141303 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.