Feira de Santana: programa de resistência às drogas deve incluir crianças de 5 anos

Cerimônia de certificação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Cerimônia de certificação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Nos próximos anos, as crianças das escolas públicas na faixa etária de 5 anos deverão ser orientadas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), oferecido em Feira de Santana pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo, argumentam os instrutores, é criar um vínculo ainda mais cedo com as crianças, evitando que se tornem vítimas do crime ou se envolvam com drogas.

Atualmente, o Proerd forma os alunos que estão na faixa etária dos 10 anos, informa o sargento Ângelo Márcio Ferreira de Souza, um dos instrutores da equipe. “Queremos permitir que eles formem uma autonomia ainda mais cedo. Que de maneira independente, saibam decidir o que é certo e o que é errado”, declara.

Estudantes recebem certificação

Na tarde de quinta-feira (12/07/2018), 150 estudantes da Rede Municipal de Educação participaram da cerimônia de certificação do programa, que aconteceu na Praça Coronel Tertuliano Almeida, mais conhecida como a Praça da Kalilândia.

O Proerd trata em sala de aula de assuntos como o perigo do uso de drogas, violência, brigas e determinadas brincadeiras entre os próprios alunos, que acabam implicando na ocorrência de bullying. Visa também aproximar a Polícia Militar das comunidades. As crianças são um forte vínculo que acaba chegando também às famílias, dizem os instrutores da PM.

Programa incentiva a não usar drogas

Mikael da Silva Suzart, de 11 anos, aluno da Escola Municipal Doutor Cícero Carvalho, do Bairro Jardim Cruzeiro, participou das aulas do programa neste ano. “Gostei muito e acho que o Proerd é bem importante porque incentiva as pessoas a serem melhores, a não usarem drogas e não se tornarem alcoólatras”, afirma o jovem.

Além dos estudantes da escola Doutor Cicero Carvalho, foram certificados durante a solenidade os alunos da escolas municipais Célida Soares Rocha, do Bairro Rua Nova; Tereza Cunha Santana, do Bairro Calumbi; Erasmo Braga, do Bairro Rua Nova; Luis Alberto da Associação União e Força, do Bairro Jardim Cruzeiro; e Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim, no centro da cidade.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]