Feira de Santana: moradores do Programa Minha Casa, Minha Vida aprendem a agir em casos de emergência

Moradores do Programa Minha Casa, Minha Vida participam de capacitação sobre primeiros socorros e incêndio.

Moradores do Programa Minha Casa, Minha Vida participam de capacitação sobre primeiros socorros e incêndio.

Moradores dos Residenciais Aeroporto I e II aprendem como agir diante de situações de emergência com primeiros socorros e também no combate a pequenos focos de incêndios. As orientações fazem parte de ações promovidas pelo Governo Municipal e foram ministradas, na tarde desta terça-feira (10/07/2018), através da Defesa Civil de Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) e os bombeiros profissionais civis.

A adoção de algumas técnicas orientadas pelos técnicos evidenciou a importância dos cidadãos estarem preparados para interferirem em casos emergenciais, até a chegada de socorristas profissionais. E ficou claro que em algumas situações o conhecimento de medidas padrão rápidas pode fazer toda a diferença para salvar uma vida.

Capacitação focada em primeiros socorros e incêndio

O coordenador da Defesa Civil, Pedro Américo Lopes, ressaltou que as técnicas apresentadas nas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida fazem parte de um leque de ações desenvolvidas periodicamente, ao longo dos últimos anos, visando preparar os moradores para o enfrentamento de algumas ações emergenciais. “Este ano estamos focados nas orientações voltadas para primeiros-socorros e também para incêndios”, frisou.

As técnicas de combate a incêndio, principalmente relacionadas a vazamentos de botijões de gás, e a primeiros socorros, com ênfase em engasgos de bebês, crianças e adultos, foram ministradas por bombeiros civis. O BC Mário Souza ensinou como os familiares devem agir, de forma rápida, para evitar o sufocamento da pessoa e desobstruir as vias respiratórias. Também informou que botijão de gás não explode e ensinou como proceder no caso de escapamento do gás.

Moradores são orientados sobre como agir diante de caso de violência doméstica

Já a técnica social e educadora Josemeire Carvalho, da Secretaria de Desenvolvimento Social, ressaltou que os projetos sociais já vêm sendo intensificados pela Sedeso desde o início do ano, através de visitas domiciliares e orientações diversas, a exemplo de como as pessoas devem agir diante de violência doméstica e violência contra mulher, além de fortalecer os vínculos da família e prevenirem contra DST/AIDS.

Moradora garante que assimilou bem o aprendizado

Para a moradora Edileuza do Amor Divino, 55 anos, a oportunidade foi de importante aprendizado. “Recentemente vi um homem cair desmaiado na praça da Matriz (Praça Monsenhor Renato Galvão) e não pude fazer nada para ajudar porque não conhecia as técnicas. Agora é bem diferente pois posso socorrer de forma correta”, afirmou.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]