Feira de Santana: através de fotografias, SEMMAM identifica problemas ambientais no Distrito de Jaguara

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais de Feira de Santana inicia projeto Viver Melhor no Campo.

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais de Feira de Santana inicia projeto Viver Melhor no Campo.

A equipe do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais de Feira de Santana (Semmam), iniciou na sexta-feira (13/07/2018) o registro fotográfico dos problemas que tem afetado o rio do Peixe, no Distrito de Jaguara. Durante a visita foram observados o desmatamento da vegetação, desbarrancamento e o açoreamento do rio, além de mudanças nos parâmetros da água, que comprometem a fauna aquática e a ictiofauna – conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região biogeográfica.

O registro fotográfico integra as ações do projeto Viver Melhor no Campo, cujo objetivo é incentivar e proporcionar ao homem da zona rural uma melhor relação com as questões ambientais. De acordo com o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, essa a atividade é classificada como “trabalho de educomunicação”.

“É um novo ramo da educação ambiental que usa a fotografia para alertar os poderes públicos bem como a sociedade para os problemas que afetam o meio-ambiente e as soluções possíveis”, explica. Ele acrescenta que as fotos serão impressas com legendas e vão compor uma exposição itinerante nas escolas de Jaguara e em museus da cidade.

GPS identifica locais a serem fotografados

Através das fotografias, informa João Dias, será possível fazer o acompanhamento daquela área. “Com o uso de um GPS delimitamos os pontos do registro fotográfico para que possamos fazer um comparativo dessa área e observar as possíveis mudanças”, acrescentou, observando que no verão, a região fica muito seca.

Do Rio do Peixe, a equipe seguiu para o povoado Sete Portas, onde foi feita a distribuição de mudas de figueiras e pau brasil, que são espécies indicadas para recomposição de mata riparia, e finalizou os trabalhos no povoado de Barra, onde foi verificado o plantio de árvores numa aguada do município.

Viver Melhor no Campo

O projeto Viver Melhor no Campo propõe a revitalização de nascentes, recuperação de áreas degradadas, orientação sobre manejo correto dos recursos naturais, entre outras ações. Nesse trabalho são realizadas palestras, rodas de conversas e atividades práticas. Além de Jaguara, o Distrito João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu) também está sendo atingido por essa iniciativa.

A visita ao Distrito de Jaguara foi acompanhada também por engenheiros agrônomos, da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), professoras da rede municipal e da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), além de estudantes.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]