Feira de Santana: 12 mil cães e gatos são vacinados na campanha nacional de vacinação contra a raiva

Campanha de vacinação contra raiva é realizada em Feira de Santana.

Campanha de vacinação contra raiva é realizada em Feira de Santana.

Em Feira de Santana, pouco mais de 12 mil cães e gatos foram vacinados no último sábado (14/07/2018), ‘Dia D’ da campanha nacional de vacinação contra a raiva, que prossegue até o dia 16 de agosto.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Mirza Cordeiro, até o dia 14, cerca de 18 mil animais foram imunizados contra a doença a partir do dia 3, início da campanha.

A coordenadora orienta que os donos destes animais devem leva-los aos locais onde as imunizantes estão sendo aplicados. A vacinação é gratuita. No município vivem aproximadamente 70 mil cães e gatos – a maior parte de cães. Segundo ela, a vacinação está sendo aplicada em unidades de saúde e por equipes volantes.

Nesta terça-feira, 17, as equipes estiveram no conjunto Feira IX e na Expansão do Feira IX. No sábado, a vacinação feita por estes grupos estarão na Matinha.

Feira de Santana registrou um caso de raiva animal em dezembro do ano passado, depois de 14 anos do último aparecimento da doença no município, o que motivou imunização emergencial.

A vacina antirrábica é a única forma de prevenção contra a doença, 100% letal nos animais e que se não tratada, leva humanos à morte. Cães e gatos saudáveis a partir de três meses devem ser vacinados.

Em caso de acidente, os procedimentos indicados são: lavar o ferimento com água e sabão e procurar orientação médica, identificar o animal agressor e seu dono, caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por dez dias.

Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, a orientação é procurar imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]