Evento promovido pela UFRB discute suicídio; debate interdisciplinar ocorre em Cachoeira

Debate interdisciplinar da UFRB aborda tema 'Inexistência, cultura, suicídio'.

Debate interdisciplinar da UFRB aborda tema ‘Inexistência, cultura, suicídio’.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza no dia 25 de julho de 2018 (quarta-feira) debate interdisciplinar sobre suicídio. O evento, intitulado ‘Inexistência, cultura, suicídio’, tem início previsto para as 9h, no campus Cachoeira, no auditório da Fundação Hansen Bahia, situado na rua 13 de maio, 197, no Centro da cidade histórica.

A atividade é um convite para o povo do Recôncavo e da Bahia interessado na discussão interdisciplinar acerca da vida mental na sociedade contemporânea e suas desordens. Uma mesa redonda terá a participação do sociólogo, Antônio Mateus Soares, e do antropólogo, Wilson Penteado, além da psicóloga, Caroline Severo, e do psiquiatra, Victor Pablo Silveira – estes últimos, colaboradores da clínica psiquiátrica Holiste em Salvador.

Segundo o sociólogo, Antônio Mateus Soares, há um crescimento significativo no índice de suicídios na Bahia. Porém, os dados são confidenciais e as famílias das vítimas preferem omitir. Há ainda, de acordo com o estudioso, uma regulamentação do SUS para não divulgar os dados sem seguir as cautelas necessárias.

O evento, idealizado por Soares, tem o apoio da Holiste Salvador, clínica psiquiátrica referência no Norte-Nordeste. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do e-mail: [email protected] No e-mail, é indispensável informar nome, número de matrícula (para estudantes da UFRB), instituição e telefone para contato.

A atividade também é aberta à comunidade que deverá se inscrever previamente assim como os demais interessados. Todos os participantes terão direito a um certificado de 10h.

Agenda

O QUE: Debate interdisciplinar “Inexistência, cultura, suicídio”

QUANDO: 25 de julho de 2018 (quarta-feira), às 9h

ONDE: Auditório da Fundação Hansen Bahia – campus UFRB Cachoeira (rua 13 de maio, 197, Centro – Cachoeira/BA)

QUANTO: Gratuito

*O debate interdisciplinar é gratuito e aberto a estudantes e comunidade em geral. Todos terão direito a um certificado de participação.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Nilson Weisheimer
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 2009), Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP – 2015), professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFRB), líder dos Grupos de Pesquisa do CNPq: Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (NEAF/UFRB) e Observatório Social da Juventude (OSJ/UFRB), e vencedor do Prêmio CAPES de Teses em Sociologia 2010.