Encontro Estadual de Mototaxistas discute regulamentação e conquistas da categoria; evento ocorre na ALBA

Cartaz anuncia encontro Encontro Estadual de Mototaxistas.

Cartaz anuncia encontro Encontro Estadual de Mototaxistas.

Ampliar a regulamentação da profissão nos municípios e discutir os avanços necessários para a categoria são os principais objetivos do Encontro Estadual de Mototaxistas, que acontece no dia 13 de agosto de 2018, a partir da 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O evento é uma iniciativa conjunta das entidades representativas da classe, em níveis nacional, estadual e municipal e conta com o apoio dos mandatos do deputado estadual Ângelo Almeida, deputado federal João Bacelar e do secretário de Planejamento de Lauro de Freitas, Mauro Cardin.

A organização do encontro envolve a Federação Nacional dos Mototaxistas (FENAMOTOS), Associação dos Profissionais Mototaxistas de Salvador (ASPROMOTS) e Sindicato dos Trabalhadores Mototaxistas da Bahia (SINTRAMOTOS). “A atuação dos mototaxistas foi regulamentada a nível nacional em 2009, e precisamos fazer com que isso torne-se realidade também na maioria dos municípios baianos. Mas isso precisa ser feito com responsabilidade e diálogo”, declarou o presidente da FENAMOTOS E ASPROMOTS, Osvaldan Tupyassu.

De acordo com ele, algumas cidades, a exemplo de Salvador, fizeram a regulamentação sem ouvir a categoria, o que está gerando problemas para a classe. “Um dos intuitos de reunir os mototaxistas de todo o estado é compartilhar a realidade e discutir como esse processo está acontecendo em outros municípios”, disse o presidente.

Entre as principais pautas da categoria estão ainda incentivos para compra do veículo de duas rodas e equipamentos de proteção individual (EPI) como a criação de linhas para financiamento através do DESENBAHIA e redução na cobrança de impostos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). “Em diversos estados os governos têm criado benefícios para os mototaxistas, a exemplo da redução de impostos, como já acontece para os taxistas. Queremos conversar com o Governo da Bahia para que nós também sejamos beneficiados em nosso estado”, afirmou Osvaldan Tupyassu.

O deputado estadual Ângelo Almeida destacou a importância do encontro e reafirmou seu apoio à categoria. “O mototaxista desempenha hoje nas cidades uma tarefa essencial, que é tornar o transporte mais acessível e democrático. Esse encontro estadual tem como finalidade organizar e fortalecer uma classe que tem se mostrado valiosa para população”, pontuou o parlamentar.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]