+ Manchetes >

Eleições 2018: José Ronaldo diz que governo do PT foi irresponsável com saúde da população do Baixo Sul

José Ronaldo critica Governo Rui Costa com relação aos investimentos em saúde no Baixo Sul.

José Ronaldo critica Governo Rui Costa com relação aos investimentos em saúde no Baixo Sul.

A Bahia é o estado nordestino que mais perdeu leitos do SUS. Em oito anos, houve uma queda de mais de 1,9 mil vagas. A situação tende a piorar com o corte de investimentos de R$ 4 milhões na Santa Casa de Misericórdia de Valença, anunciados pelo governo do estado. A unidade de saúde, referência em todo o país, atende cerca de 300 mil habitantes da região do Baixo Sul. O problema é reincidente e vem sendo reclamado ao pré-candidato ao governo do estado pelo Democratas, José Ronaldo, em todas as cidades que visita. “De norte a sul da Bahia, a queixa é da falta de atendimento e até morte nas filas da regulação”.

José Ronaldo já assegurou diversas vezes que, assumindo o governo do estado, sua primeira missão seria zerar a fila da regulação. “Para isso, contrataríamos leitos particulares até que o déficit seja zerado e assim possamos gerir o sistema sem prejuízos para a população. A regulação é conhecida em todo o estado como ‘fila da morte’”. A redução dos investimentos na Santa Casa de Misericórdia de Valença foi denunciada pelo médico e ex-deputado, Heraldo Rocha. A crise ameaça a manutenção do atendimento e será levada ao Ministério Público, exigindo providências. “Trata-se da saúde. Estamos lidando com a vida das pessoas. O governo do PT não pode agir dessa forma”, salienta José Ronaldo.

O pré-candidato do Democratas reforça a denúncia feita por Heraldo Rocha de que o corte nos investimentos forçará o hospital a ter apenas um médico, ao invés de dois, nos plantões 24h, o que obrigará a Santa Casa a atender apenas aos pacientes em situação de urgência e emergência. Os demais pacientes serão encaminhados para consulta nos postos de saúde dos municípios. “O Conselho Federal de Medicina já havia denunciado que a Bahia foi o estado do nordeste que mais perdeu leitos do SUS em 8 anos, e o pior, a maioria na área de pediatria. O governo do PT está cuidando mal da população. Uma situação inaceitável”.

A Santa Casa de Misericórdia de Valença atende pacientes dos municípios de Valença, Cairu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiuna, Camamu, Piraí do Norte, Gandu, Wenceslau Guimarães e Teolândia. Em junho, a unidade realizou 25.298 procedimentos, 19.989 exames ambulatoriais e 5.309 atendimentos, sendo o pronto-socorro responsável pelo maior número de atendimentos. São 170 leitos, uma unidade obstétrica, uma ala de parto natural e um centro cirúrgico com quatro salas.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]