Artista plástica Zezé Negrão lança Livro e recebe homenagens no Museu Parque do Saber, em Feira de Santana

Zezé Negrão apresenta a exposição ‘Momentos’ e lança o livro ‘A Menina que Falava com o Beija-flor’ no Museu Parque do Saber.
Zezé Negrão apresenta a exposição ‘Momentos’ e lança o livro ‘A Menina que Falava com o Beija-flor’ no Museu Parque do Saber.
Zezé Negrão apresenta a exposição ‘Momentos’ e lança o livro ‘A Menina que Falava com o Beija-flor’ no Museu Parque do Saber.
Zezé Negrão apresenta a exposição ‘Momentos’ e lança o livro ‘A Menina que Falava com o Beija-flor’ no Museu Parque do Saber.

Ela nasceu em Itaberaba. Mora em Feira de Santana há vários anos. Até por isso a artista plástica e escritora Zezé Negrão criou fortes laços afetivos com a cidade. Na sexta-feira (20/07/2018), no Museu Parque do Saber, ela realizou o sonho de lançar, na terra que a acolheu tão bem, seu livro ‘A Menina que Falava com o Beija-flor’.

O livro conta a estória de uma criança, sua avó e um beija-flor e a relação entre eles. “Tive a oportunidade de viver aquilo que a Nana – personagem principal – viveu e vive através da escrita. Cada um de nós temos a desenvoltura de uma criança e, através de uma determinada vivência com o idoso e a criança, temos a percepção do quanto é importante a participação do idoso na vida de um jovem da família”, ressalta a autora.

Dentro da programação do lançamento, a estória do livro foi encenada por alunos do Colégio Padre Ovídio. “Achei o livro muito interessante porque ele relata a estória de uma menina que fala com o beija-flor. Uma coisa imaginária, lúdica, que não vemos atualmente. Achei um incentivo para as pessoas aprenderem outras línguas e gostei muito da ideia”, avalia Lavínia Franco, aluna do 5º ano.

Artista de várias facetas, Zezé Negrão apresentou, também, a exposição ‘Momentos’, uma reunião de obras importantes de sua carreira como artista plástica. Um dos quadros é o retrato do filho, João Gabriel Negrão. “Fico muito feliz de ser lembrado assim. O quadro ficou muito bonito. Crescer nesse ambiente voltado para a arte foi algo muito bom. A experiência em casa juntamente com a experiência do colégio são influências muito boas”, relata João. A exposição ‘Momentos’ fica exposta até dia 25 de julho, no Museu Parque do Saber, com horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Oportunidade de leitura

O evento contou com a presença de várias figuras importantes para a trajetória cultural da autora. Uma delas a escritora Lélia Vítor, presidente da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana. “Temos como objetivo estar não só divulgando, mas, também, incentivando a leitura para as crianças e adolescentes, e para os feirenses de modo geral. Então é uma satisfação muito grande, porque quando lançamos um livro abrimos a oportunidade da leitura para todos”, explica Lélia Vítor.

Fundação Cultural Egberto Costa

O lançamento do livro e todas as atividades culturais relacionadas a ele foram apoiados pela Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, em parceria com a Academia de Letras e Artes de Feira de Santana. “Estar numa cidade em que recebemos o verdadeiro incentivo, tanto por parte da Academia de Letras quanto da Fundação Cultural Egberto Costa, é muito gratificante. Então, para mim, é uma dádiva e fico muito agradecida”, acentua, emocionada, Zezé Negrão.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.