12º edição do Bando Anunciador leva multidão às ruas centrais de Feira de Santana

Cortejo do Bando Anunciador de Feira de Santana leva grande  público às ruas da cidade.

Cortejo do Bando Anunciador de Feira de Santana leva grande público às ruas da cidade.

É chamado há séculos de Anunciador, mas o bando que ganha as ruas de Feira de Santana, para anunciar a também secular Festa de Santana, bem que poderia ter o adendo de diversidade, tamanha é a quantidade de tribos urbanas que ganham às ruas e nele buscam e encontram diversão.

Foram empurrados por bandinhas de sopro, que tocaram animadas marchinhas e frevos, e por grupos do indefectível samba de roda, que levou a multidão que os cercava a soltar a alegria adormecida dentro de cada um deles.

E pela 12ª vez, contada a partir da retomada, o Bando Anunciador levou uma multidão às ruas centrais, na manhã deste domingo (08/07/2018). Dezenas de bairros foram representados no grande mutirão da alegria. O evento é realizado pela UEFS. A Prefeitura de Feira de Santana apoia a iniciativa.

A festa é de adesão, com sub-bandos alegremente aparecendo nas ruas ou becos e se juntando na formação do Bando Anunciador. Grupos de amigos vestem a camisa e saem por aí. Foliões fantasiados coletivamente fazem suas festas. Os solitários são muitos.

Diversas fantasias

Um grupo de mulheres do Feira IX se auto-batizou de ‘Rosa Palmeirão’. O estudante Ângelo Máximo se fantasiou de A Fera, o personagem do famoso filme A Bela e a Fera. Em nome da animação, do irreverente, dois amigos carregavam um caixão de verdade – sem o defunto, claro.

Em uma carroça, sacos de carvão em pó e em uma lata distribuía o produto para quem quisesse se pintar. E foram muitos os que passaram carvão no corpo, uma tradição da festa.

A artista plástica mexicana Frida Kahlo, com suas conhecidas sobrancelhas, foi representada por Waldenya Jatobá. “Este é um dia de manifestação cultural, apenas. E que não deve ser visto como um dia de Micareta, assim, será desvirtuado”.

Os bandos mais animados vieram das Baraúnas, do Campo Limpo, da Rua Nova, Tanque da Nação, Parque Getúlio Vargas, Feira IV, V, VI, VII e IX, Cidade Nova.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]