Salvador: Caminhos da Leitura promove Concurso de Cordel 2018 na Biblioteca Edgard Santos

Biblioteca Edgard Santos, em Salvador.

Biblioteca Edgard Santos, em Salvador.

Próxima sexta-feira (15/06/2018), a Prefeitura de Salvador, através da Gerência de Biblioteca Livro e Leitura da Fundação Gregório de Mattos (FGM), promove o Concurso de Cordel 2018 na Biblioteca Edgard Santos, Ribeira, das 13:30 às 17 horas, integrando a programação do Caminhos da Leitura.

O evento conta com a participação de cordelistas e apresentação especial da Quadrilha ‘Terecoteco’, formada pelo Centro de Acolhimento à pessoa com Deficiência e Centro de Reabilitação das Obras Sociais Irmã Dulce.

O Concurso visa, além do entretenimento, estimular o hábito da leitura desse estilo literário na Biblioteca Edgard Santos, que conta com um vasto acervo de cordel, composto por títulos como Antologia Baiana de Literatura de Cordel, de autoria da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado; Cordel, arte e poesia, de José Crispim Ramos e João Crispim Ramos; Cultura Popular Brasileira, Alceu M. Araújo; Autores de Cordel, Seleção de autores e estudos críticos por Marlyse Meyer; Casamento no cariri matuto em cordel, coletânea de textos do 2º festival de casamento matuto junino em cordel, de Helânio Brito – Preto; A ideologia do Cordel, Ivan Cavalcanti Proença; Literatura de Cordel – antologia, Banco do Nordeste do Brasil S.A, entre outros.

O lançamento aconteceu no dia 9 de abril, na Biblioteca Edgard Santos, através de convite às diretorias das escolas situadas no entorno. Os alunos dessas escolas, durante os meses de abril e maio, fizeram pesquisas no acervo de literatura de cordel da Biblioteca, montaram o concurso interno em suas respectivas escolas para escolher a dupla que irá concorrer no dia da competição.

A premiação contemplará os três primeiros colocados com dois violões para a dupla que conquistar o primeiro lugar; duas flautas para a segunda colocação e um livro de Literatura de Cordel de Bule Bule, lançado pelo Governo do Estado, para o terceiro. Há ainda premiação especial para as escolas participantes, com doação de livros de literatura. Bule bule não poderá comparecer, porém fez a doação de alguns exemplares de cordel que serão destinados para Bibliotecas Comunitárias e Salas de Leitura da Rede Municipal (Boca da Mata de Valéria, Cajazeira X, Ribeira e Itapuã).

A comissão julgadora será composta por Fernando Guerreiro, Presidente da FGM e pelos cordelistas Antonio Barreto e Sérgio Bahialista, que irão avaliar: melodia, rima e performance.

Sobre os cordelistas

Antonio Barreto nasceu no sertão baiano, em Santa Bárbara, Bahia, no Brasil. Professor, poeta e cordelista, amante da cultura popular, dos livros, da natureza, da poesia e das pessoas que vieram ao Planeta Azul para evoluir espiritualmente. É graduado em Letras Vernáculas e pós graduado em Psicopedagogia e Literatura Brasileira. Vários de seus trabalhos foram publicados em jornais, revistas e antologias, além de mais de 100 folhetos de cordel abordando temas ligados à educação, problemas sociais, futebol, humor e pesquisa, entre vários títulos ainda inéditos. Também é autor de músicas de temática regional, como toadas, xotes e baiões.

Sérgio Bahialista nasceu em 23 de janeiro de 1980, em São Paulo. Aos 3 anos mudou-se para Salvador e não mais saiu da cidade. Define-se como ‘solteiro no civil mas comprometidíssimo com Bela Flor’. Pedagogo, psicopedagogo por formação e arte educador/Agente de Histórias por essência. Cordelista, está sempre escrevendo sobre temas polêmicos e atuais, também desenvolve a arte de ser músico. “O cordel veio a partir de um encontro magnifico com a poesia, com a aventura da palavra, através do Poeta Zeca de Magalhães – Um cabra que se veste com a Literatura”, afirma Bahialista. Tornou-se Agente de Histórias a partir do CRIA

Caminhos da Leitura

Caminhos da Leitura é um programa de arte-educação da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, por meio da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, que visa incentivar o hábito e o prazer da leitura, com circulação de livros, exposições, contação de histórias, encontros com escritores, oficinas de produção de bonecos e apresentação de Contos Cantados em escolas, bibliotecas e Praças nos bairros da cidade.

Agenda

O quê: Concurso de Cordel na Biblioteca Edgard Santos, com apresentação da quadrilha junina Terecoteco

Quando: 15 de junho, das 13:30 às 17 horas

Onde: Biblioteca Edgard Santos, em Salvador

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Assine o JGB

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]