Estudantes elegem 19 delegados para representar a Bahia na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Estudantes participam da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

Estudantes participam da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

O terceiro e último dia da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida pela Secretaria da Educação do Estado, em Salvador, foi marcada pela eleição dos delegados que irão representar a Bahia na Conferência Nacional, que será realizada de 19 a 23 de junho de 2018, em São Paulo. Ao todo, 19 estudantes foram eleitos delegados e irão apresentar, nacionalmente, projetos que estão sendo desenvolvidos nas escolas das redes estadual, municipais e particular da Bahia, que levantam e sugerem soluções para problemas socioambientais nas comunidades onde vivem.

Ao todo, 200 estudantes participam da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, cujo tema central foi ‘As Escolas da Bahia Cuidando das Águas’. Vindos de várias partes do Estado, os alunos tiverem seus projetos selecionados nas etapas escolares e territoriais e aproveitaram os três dias em Salvador para apresentar e socializar as suas experiências. Os dias também foram de muito aprendizado com a participação nas oficinas e seminários realizados como parte da programação.

O estudante Cauã Moutinho, 13, 9º ano, do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, localizado em Salvador, apresentou o projeto ‘A reutilização do papel para reduzir o consumo de água’. “Para se produzir papel gasta-se muita água, um exemplo disso é que uma árvore de eucalipto absorve muita água e suas raízes perfuram os lençóis freáticos e, quando as árvores são cortadas, a área se torna um deserto e os córregos de água próximos também secam. Por isso, devemos conscientizar as pessoas a usarem menos papel e reaproveitá-lo”, afirmou.

Maria Clara Silva, 14, 9° ano, do Colégio Estadual Kleber Pacheco de Oliveira, localizado em Feira de Santana, chamou a atenção para um problema local de sua cidade com o seu projeto ‘S.O.S Rio Joanes’. “O Rio Joanes está passando por um processo de eutrofização devido ao acúmulo de materiais orgânicos que se decompõem causando a poluição. Com isso, a água passa a ficar turva, o nível de oxigênio diminui, causando a morte dos peixes”, explicou a estudante.

Yan Felipe Santana, 11, 7º ano, do Colégio Estadual Hildete Lomanto, localizado em Juazeiro, apresentou o projeto ‘Mais água, menos desperdício’, no qual defende a reutilização deste bem de uso comum a todos. “Meu projeto relata uma alternativa de conservação e reutilização da água dos bebedouros do colégio que pode ser utilizada para regar a nossa horta suspensa. A água que seria desperdiçada poderá ser armazenada em um recipiente e, no final do dia, recolhida para a reutilização”, abordou.

O coordenador de Educação Ambiental e Saúde do Estado, Fábio Barbosa, ressaltou a importância do evento para o aprendizado dos estudantes e fez um balanço. “O evento foi muito estimulante para os mais de 200 estudantes das diversas redes que participaram e trocaram conhecimento. Nós conseguimos mobilizar os municípios e Núcleo Territoriais de Educação e, nessa perspectiva, a gente acredita que a Bahia sai com um saldo positivo, porque também é uma das estratégias para o fortalecimento da Política Estadual de Educação Ambiental. A conferência mostra que a pauta ambiental é de suma importância e discutida nas escolas, por meio de um currículo vivo, onde os problemas socioambientais locais são discutidos e são propostos aspectos de solução”, pontuou.

A III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é organizada pela Comissão Organizadora Estadual – COE/BA, formada por representantes da Secretarias Estaduais da Educação (SEC), do Meio Ambiente (SEMA), de Comunicação Social (SECOM), de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI) e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Seccional Bahia (UNDIME/BA), além de universidades, movimentos, associações, conselhos e sindicatos.

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