República Dominicana rompe relações com Taiwan

Vista da cidade de Taipé, capital de Taiwan.

Vista da cidade de Taipé, capital de Taiwan.

A República Dominicana decidiu romper seus laços diplomáticos com Taiwan e estabelecer relações oficiais com a China, segundo noticiaram órgãos de mídia do país caribenho.

O anúncio dessa decisão histórica foi feito na noite desta segunda-feira pelo consultor jurídico da presidência Flavio Darío Espinal. “Tomamos a decisão de estabelecer relações diplomáticas com a República Popular da China, com a convicção de que essa decisão será extraordinariamente positiva para o futuro de nosso país”, disse ele em comunicado à imprensa.

Oficialmente denominada República da China, Taiwan foi durante certo tempo reconhecida por muitos países como único governo legítimo chinês, rivalizando com a República Popular da China e mantendo longas relações diplomáticas oficiais com vários Estados. Atualmente, o seu território, que abrange a ilha de Formosa e outras menores, é amplamente reconhecido como parte integrante da República Popular da China, com capital em Pequim. Tal reconhecimento, de acordo com as autoridades dominicanas, deverá ser feito também por parte de Santo Domingo.

*Com informações da Sputnik Brasil.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Assine o JGB

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]