Projeto ‘Quatro X Quatro – Teatro da Princesa do Sertão’ beneficia companhias feirenses

Cartaz do Projeto ‘Quatro X Quatro – Teatro da Princesa do Sertão’.

Cartaz do Projeto ‘Quatro X Quatro – Teatro da Princesa do Sertão’.

O Projeto ‘Quatro X Quatro – Teatro da Princesa do Sertão’, contemplado através dos Editais Setoriais 2016 e Suplentes da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult BA), é fruto da união de quatro grupos de teatro de Feira de Santana que vem comungando dos mesmos ideais e valores relacionados à cultura, ética, relações de trabalho e de aproximação com a sociedade. O Projeto que visa desenvolver o teatro produzido no interior vem beneficiar 4 grupos: A Cia. Cuca de Teatro, Grupo Conto Em Cena, Grupo Cordel de Teatro e Grupo Recorte de Teatro.

A Cia. Cuca de Teatro é um grupo que em 2018 celebra 20 anos de trabalho voltados a Infância e Juventude e que se dedica desde 2002 à pesquisa do clown, da comicidade, da música e das técnicas circenses como fonte inspiradora do processo criativo. O Grupo Conto Em Cena, com 9 anos de estrada, busca conciliar de maneira prazerosa teatro e literatura, levando aos palcos contos dos maiores escritores brasileiros e que traz a Dramaturgia corporal como linha de pesquisa. O Grupo Cordel de Teatro, com 6 anos de trabalho, representa um grupo de jovens artistas que sentiram a necessidade de montar espetáculos voltados tanto para a cultura nordestina quanto para a técnica de Dramaturgia Corporal. O Grupo Recorte de Teatro, com apenas 4 anos de trabalho, vem mantendo a linha brechtiniana trazendo para os palcos textos autorias em caráter teatro documental com recortes sociais, histórias e personagens que fazem parte da realidade. Grupos com tempos, histórias e desejos diferentes, mantendo como ponto comum o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), principal espaço de fomento e formação do teatro em Feira de Santana pertencente a Universidade Estadual de Feira de Santana.

O Projeto foi dividido em quatro etapas de trabalho, sendo que a primeira e segunda etapas (requalificação, ensaios e produção) foram iniciadas em fevereiro e vão até julho de 2018. Durante esse período, os grupos estão estudando e recebendo consultoria para suas montagens com artistas de renome no Estado da Bahia, o Diretor Musical Heraldo Souza da Cabriola Cia de Teatro, o diretor, figurinista e cenógrafo Rino Carvalho e a mediadora cultural Polyana Bicalho. A terceira e quarta etapas que correspondem a circulação dos espetáculos nas cidades de Salvador e Santo Amaro estão previstas para acontecer no segundo semestre, no período de agosto a novembro de 2018.

Ao todo 06 (seis) espetáculos estão fazendo parte do processo de estudo e requalificação através do Projeto 4×4, são eles: ‘A Peleja de Maria Bonitinha’ ‘A Estrela do Menino Rei’ e ‘Os Fogatas’ da Cia. Cuca de Teatro, espetáculos pata o público infanto-juvenil e para o público jovem e adulto os espetáculos ‘Matraga’ do Grupo Conto em Cena, ‘Amor em Luiz’ do grupo Cordel e ‘Encarceradas’ do Grupo Recorte de Teatro. Como ação formativa os espetáculos deverão se apresentar nas praças de Salvador e Santo Amaro com o objetivo de mostrar na capital e no interior a força do teatro que vem sendo produzido por artistas de Feira de Santana, cidade princesa do Sertão.

Encerrado o período de apresentações dos espetáculos nas cidades de Salvador e Santo Amaro, será realizado a culminância do projeto na cidade de Coração de Maria no mês de novembro, com a realização de uma única apresentação gratuita do espetáculo ‘A Estrela do Menino Rei’, sendo esse o espetáculo de repertório da Cia. Cuca de Teatro que vem desde 2014 reunindo artistas de teatro e circo, além da participação de músicos e crianças, artistas mirins convidadas.

A apresentação do espetáculo ‘A Estrela do Menino Rei’ acontecerá na Cidade de Coração de Maria, localizada a 40 km de Feira de Santana e tem como objetivo realizar uma grande intervenção cultural no Município, com atividades que serão realizadas através da Mediação Cultural, antes, durante e após o espetáculo.

Um dos principais objetivos do Projeto é a troca de experiências e vivências para requalificação e crescimento dos grupos. Estes novos conhecimentos servirão também como fonte de inspiração dos processos criativos para a produção de futuros trabalhos artísticos. Os quatro grupos unidos e fortalecidos pela arte vão fazer a diferença, pois todo o conhecimento e experiências conquistadas com a caravana de artistas do Projeto ‘Quatro X Quatro – Teatro da Princesa do Sertão’ ajudarão a escrever uma nova história do teatro do interior baiano.

Agenda

O quê: Projeto ‘Quatro X Quatro – Teatro da Princesa do Sertão’

Realização: Cia. Cuca de Teatro, Grupo Conto em Cena, Grupo Cordel de Teatro e Grupo Recorte de Teatro

Espetáculos participantes: ‘A Peleja de Maria Bonitinha’, ‘Os Fogatas’, ‘Matraga’,’Amor em Luiz’, ‘Encarceradas’ e ‘A Estrela do Menino Rei’

Cidades que receberão os espetáculos: Salvador, Santo Amaro e Coração de Maria

Ministrantes das oficinas: Heraldo Souza, Rino Carvalho, Poliana Bicalho

Apoio financeiro: Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através dos Editais Setoriais 2016 e Suplentes da SecultBA

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Assine o JGB

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]