Palestra com Pesquisadores realizada em Feira de Santana propõe repensar tabela periódica

Palestra com Pesquisadores realizada no Museu Parque do Saber.
Palestra com Pesquisadores realizada no Museu Parque do Saber.

Por que temos muito mais hidrogênio do que ouro no planeta? Por que nem todos os elementos químicos são abundantes na natureza? Como surgiram os elementos que encontramos na tabela periódica? Essas foram algumas das perguntas que trouxeram a geóloga e pesquisadora Débora Rios para conversar com alunos e professores de escolas públicas, na 5ª edição da Palestra com Pesquisadores, realizada no Salão de Exposições do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana, na sexta-feira (25/05/2018).

O tema do evento foi ‘A origem e evolução dos elementos químicos’, um assunto que, para a pesquisadora, é uma oportunidade de repensar a tabela periódica. “Quando você começa a lidar com química na escola, a tabela periódica é apresentada para o aluno no pacote. Os elementos já estão lá. E são tantas coisas que o estudante não se pergunta: e daí? de onde eles surgiram? porque que tem 118 elementos na tabela e não 15? Qual a importância desses elementos no meu dia-a-dia?”, explicou.

Estudante que deseja ser professor de química destacou aprofundamento do tema

A abordagem da palestrante trouxe para o debate assuntos como a teoria núcleo-síntese, assunto que desperta o interesse do estudante do ensino médio Luiz Fernando Reis, de 16 anos. Para ele, que almeja ser professor de química, o evento possibilitou maior aprofundamento no assunto. “A palestra foi ótima! Gostei mais da parte que ela falou sobre teoria do big-bang e núcleo-síntese. No colégio a gente fala mais da parte de cálculo e o básico da física”, contou.

Estímulo a ciência e a pesquisa desperta vocações, diz professor

“É uma oportunidade deles vivenciarem a pesquisa científica, entender como funciona e também praticar. Trazer nossos alunos para um ambiente como este, que estimula a ciência e a pesquisa, certamente vai estar despertando vocações”, disse o professor de geografia do Colégio Teotônio Vilela, Alberto Amorim.

A Palestra com Pesquisadores é uma iniciativa do Museu Parque do Saber através da divisão de Difusão Científica da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa (Funtitec), autarquia responsável pela administração do equipamento.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141156 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.