Operação Feira: PF desarticula esquema de venda ilegal de produtos contrabandeados na Feira de São Joaquim, em Salvador; confira vídeo

Polícia Federal (PF) apreende medicações ilegais.

Polícia Federal (PF) apreende medicações ilegais.

A Polícia Federal deflagra na manhã de hoje (23/05/2018) a Operação Feira, que visa desarticular grupos criminosos que atuavam no contrabando de cigarros, medicamentos ilegais, anabolizantes e agrotóxicos. Cerca de 30 policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Salvador e Santo Antônio de Jesus.

As investigações tiveram início a partir de informações de que algumas pessoas realizavam abertamente a venda de produtos ilegais na feira de São Joaquim, localizada na região do Comércio, na cidade de Salvador. A partir dessas informações, buscou-se identificar a cadeia de fornecedores e vendedores e como era realizado o esquema.

Um dos produtos proibidos, dentre outros que eram comercializados, é o “chumbinho”, um agrotóxico de uso exclusivo na lavoura como inseticida, porém utilizado irregularmente como veneno para ratos. Tal produto não possui registro na ANVISA e pode apresentar riscos a quem o adquire, inclusive de morte por ingestão. Além disso, seu uso como raticida é considerado ineficaz se comparado a outros meios.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Salvador e os envolvidos deverão responder pelos crimes de associação criminosa (art. 288, CP), contrabando (art. 334, CP) e recepção qualificada (art. 180, § 1º, CP).

Balanço da Operação Feira

7  Mandados de Busca e Apreensão cumpridos e 4 Prisões em flagrante.

Materiais apreendidos: medicamentos; anabolizantes; cigarros importados do Paraguai e “chumbinho”.

Confira vídeo

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Assine o JGB

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]