Manifestação em defesa do SUS ocupou as ruas Salvador

Manifestação em defesa do SUS ocupou as ruas Salvador.

Manifestação em defesa do SUS ocupou as ruas Salvador.

Na manhã dessa quinta-feira (17/05/2018), um ato em defesa do SUS reuniu cerca de mil pessoas no centro da cidade. Manifestantes ocuparam a praça da Piedade e depois seguiram em passeata até a praça municipal de Salvador.

A ação reuniu profissionais e estudantes da área de Saúde, além de representantes de conselhos e sindicatos. De acordo com a vereadora Aladilce (PCdoB), uma das idealizadoras do evento, o objetivo foi protestar contra a privatização do SUS, o corte de investimentos, a desvalorização dos trabalhadores, o sucateamento dos serviços de saúde e em defesa da democracia. “Na semana em que comemoramos o dia dos profissionais de Enfermagem e do Serviço Social, além da luta anti-manicomial, resolvemos convidar as categorias para realizarem esse belíssimo ato para mostrar para o restante da população que a luta em defesa do SUS é de todos e todas”, afirmou Aladilce, que também é uma das diretoras do Sindsaúde – Sindicato dos Trabalhadores em Saúde-BA.

Há uma proposta do governo federal de criar planos de saúde privados a preços “populares”. Para Andrea Almeida, representante estudantil do centro acadêmico da faculdade Dom Pedro II, o objetivo dessa medida é privatizar o sistema público de saúde. Já para Tânia Bulcão, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem-BA, tal proposta visa sucatear o SUS e obrigar a população mais pobre a pagar por um plano.

Servidores estaduais e municipais também criticaram a falta de concursos públicos na área e o excesso de terceirizados. Os manifestantes também lançaram palavras de ordem contra o presidente Temer, afirmando que o desmonte do SUS faz parte do golpe que o colocou na presidência. Também foram homenageados no ato a ex-vereadora Marielle Franco e o ex-presidente Lula.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Assine o JGB

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]